7 jogos para aprender inglês - Drops de Jogos

7 jogos para aprender inglês

Conheça

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Videogames são um dos entretenimentos mais difundidos e amados do planeta. Eles produzem graus de interatividade muito fortes, o que causa uma boa conexão entre os jogadores e o game. Isso é perfeito para se ver imerso nesses universos, o que é sempre um contexto favorável para treinar um idioma. Neste artigo vamos te apresentar 7 jogos para aprender inglês.

Um dos fatores que faz dos videogames uma bela ferramenta para desenvolver as habilidades na língua é o fato de eles serem interativos. O jogador tem que responder aos estímulos que recebe e tomar decisões. Isso implica absorver informações que lhe são passadas. Se essas estiverem em inglês, é uma forma de se expor a situações práticas do uso do idioma.

Além de utilizar a língua dessa maneira ser o melhor jeito para complementar as aulas de inglês, jogar serve como um passatempo divertido, o que engaja bastante e faz com que pareça mais uma diversão do que um esforço. Por isso, confira a seguir algumas dicas para pegar o console – ou o PC – e praticar.

Counter-Strike: Global Offensive

Neste jogo, duas equipes de cinco jogadores se enfrentam. Uma delas faz o papel dos terroristas, cujo objetivo é implantar uma bomba e explodi-la. A outra é o time de contra-terroristas que deve impedir o sucesso da missão dos adversários. A dinâmica se dá em primeira pessoa e é considerado um dos grandes jogos de tiro desse gênero.

Um games populares do planeta, o CS:GO, como é conhecido pelos fãs, é um ótimo para praticar o idioma.

Como a estratégia é essencial para se dar bem nas partidas, é importante que os jogadores de um mesmo time mantenham uma comunicação durante as rodadas, para que organizem bem um plano de ação. Isso é feito através de microfone, com uma mesma equipe constantemente conversando entre si.

Por ser um jogo extremamente difundido, quando se joga online, a língua universal para que os jogadores dos mais diversos cantos do mundo se entendam é o inglês. Portanto é uma ótima oportunidade de praticar suas habilidades de conversação.

League of Legends

Outro jogo de estratégia em equipe, onde se deve articular bem com os companheiros o que o time vai fazer para tentar a vitória. O objetivo é conquistar o território do time inimigo, tomando conta de suas bases para ganhar a partida.

Para manter a comunicação, também existe aqui a ferramenta de chat, porém em texto. É uma ótima maneira de praticar a escrita no idioma, já que como CS:GO, o idioma é utilizado como padrão em jogos online que reúnem jogadores de diversos países.

Outro ponto, é que o LOL é um dos e-sports mais consumidos atualmente. Isso significa que é possível assistir transmissões de campeonatos e seguir notícias e os mais diversos conteúdos sobre o cenário competitivo em inglês. Não é exatamente jogar, mas para quem é fã com certeza é uma forma de melhorar e ficar mais por dentro do jogo – e o do idioma.

Civilization VI

Aqui estamos colocando a sexta edição deste jogo clássico apenas por ela ser a mais atual e disponível para plataformas diversas, como o Playstation. Também ainda é possível jogar a versão clássica, no online, que popularizou a franquia.

O objetivo é desenvolver uma civilização humana bem-sucedida. Para isso, ele se inicia na idade da pedra, com os jogadores tendo a sua disposição apenas a natureza. A partir daí vai se desenvolvendo conhecimento e tecnologia para avançar.

É necessário tomar uma série de decisões que vão ditar se o grupo do início conseguirá virar uma civilização moderna. Manter boas relações com as nações vizinhas, criar um exército funcional, garantir as leis e o desenvolvimento são alguns dos desafios que os jogadores enfrentam para isso.

A partir do seu progresso, novas oportunidades e informações vão surgindo para te auxiliar a decidir que rumo seguir. Por isso, envolve muitos textos na tela. Isso faz dele um dos melhores jogos para aprender inglês, principalmente afiar a leitura.

The Witcher 3: Wild Hunt

Este jogo de role play é composto por diversas missões ambientadas em um cenário medieval de fantasia. Existe a opção de jogar online, que conta com um chat para se comunicar com outros jogadores – o que já te ajuda a praticar a escrita e leitura. Porém a história é muito bem construída, contando com diversos diálogos que são úteis para treinar as habilidades de escuta.

GTA V

Esse é um game clássico. Jogado em universo aberto, este jogo te coloca como um criminoso tendo que realizar uma série de tarefas por Los Angeles ou simplesmente andar por aí à toa descobrindo os diversos detalhes.

Outro jogo que tem uma história bem interessante, com boas conversas. Aqui o destaque é a linguagem utilizada, que abusa de coloquialidade – bom avisar que isso inclui frequentemente muitos palavrões. É uma ótima maneira de se habituar com a maneira que as pessoas falam em um contexto mais próximo da vida real, o que nem sempre está nos livros didáticos.

Last of Us

Juntando os gêneros aventura e ação, o contexto desse jogo é uma pandemia global de um fungo que transforma as pessoas em zumbis. Você então se encontra em um Estados Unidos devastado, um cenário pós-apocalíptico. O jogador vive Joey, que deve conduzir pelo país Ellie, uma garotinha que pode ajudar na busca da cura do fungo por possuir imunidade natural a ele.

O jogo conta com um roteiro aclamado pela crítica, que possui excelentes diálogos e grandes atuações vocais dos atores que interpretam os personagens. Por isso é uma boa pedida para praticar a escuta.

Vale falar também que recentemente a HBO lançou uma série baseada na história. Fica também como dica para quem gostar do jogo conferir – de preferência em inglês, para seguir aprendendo.

Tropico 6

Neste jogo, disponível para Xbox, você assume o papel do ditador de uma ilha caribenha. O objetivo é defender os seus interesses e se manter no poder, equilibrando diversos fatores, como a satisfação da população em geral e a política internacional com os países poderosos, para que não te tirem da posição.

Assim como em Civilization, isso envolve muitas decisões a serem tomadas, que devem ser baseadas em informações que vem em textos. Uma coisa a mais, entretanto, é que aqui as mensagens vêm acompanhadas de um áudio, o que é útil para ouvir enquanto lê, uma forma muito eficaz de aprender.

Outra coisa interessante, é que pela natureza do game dá para se aprender muito sobre história, política e relações internacionais. Isso faz com que um vocabulário bem interessante esteja presente nele.

Por ser ambientado no Caribe, tudo isso ainda por cima vem com alguns dos sotaques locais, o que é sempre interessante para não viciar suas habilidades de escuta com apenas uma forma de falar. Todos esses fatores o colocam como um dos melhores jogos para aprender inglês.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments