Falecido nesta quinta, aos 66 anos, o ex-lutador de boxe Maguila foi uma personalidade marcante do esporte brasileiro entre os anos 1980 e 1990. Ele agora viralizou nas redes sociais numa em que foi perguntado sobre a homossexualidade. Em longo depoimento em programa de TV em 1992, o esportista pregou respeito aos casais gays e LGBTQIAPN+.
Ele contrariou preconceitos, ao ser perguntado se a homossexualidade é uma doença. “Pra mim, o homem, o ‘viado’, não é uma doença, ele já nasceu com esse dom de ser ‘viado’ e transar com homem”, disse Maguila. No discurso, o lutador cita ainda o filho, na época com cinco anos de idade, e diz que explicaria normalmente ao filho que dois homens se beijando se tratariam de um casal gay.
A explicação foi alvo de elogios da comunidade LGBTQIAPN+ nas redes, principalmente por conta da data das falas de Maguila, consideradas à frente de seu tempo. Filho do lutador, o artista Júnior Ahzura foi um dos que compartilharam o vídeo. Abertamente gay, Júnior postou o vídeo em seu perfil no Instagram com elogios ao pai há cinco dias.
“Orgulho ter um pai que sempre me aceitou e respeitou! Mais que um herói nacional, meu pai!”.
Com informações de O Globo.
Maravilhoso! pic.twitter.com/sNZ8WxRVBU
— Pedro Zambarda (@pedrosolidus) October 25, 2024
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.