O modder GingerOfOz se inspirou na imagem de um fake Nintendo GameCube portátil, que circula na internet já há mais de 15 anos, e transformou o aparelho em realidade. “Sabe aquele GameCube portátil fake que tem circulado na internet por 15 anos? Bem, eu cansei dele ser falso. É real agora”.
Ele escreveu isso em sua conta no Twitter para divulgar a criação. O videogame, que foi feito com o auxílio de renderizações gráficas e uma impressora 3D, não utiliza uma placa de GameCube, mas sim do seu sucessor: o Nintendo Wii.
Criador listou vários motivos por trás dessa escolha, incluindo o fato de que a placa do GameCube demanda mais energia e não é tão fácil de modificar quanto a de um Nintendo Wii, que é retrocompatível. Além disso, é possível cortar a placa o suficiente para encaixá-la melhor no formato de um portátil.
A sua tela tem suporte à resolução 480p, que é a mesma que os jogos da época rodavam, e inclui até mesmo a possibilidade de usar fones de ouvido. O formato, vale notar, remete bastante ao Game Boy Advance SP.
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Mesmo que a decisão de usar uma placa de Nintendo Wii garanta um pouco mais de vida útil à bateria, o portátil ainda assim não consegue durar muito e permite apenas uma hora e meia de jogatina.
Todo o processo foi registrado em vídeo, destacando suas dificuldades e os prós e contras do aparelho. Na tentativa de se manter fiel ao conceito original, a experiência não ficou muito ergonômica e a pintura preta acaba por sofrer com marcas de dedo constantes. No fim, o experimento foi um sucesso.
No vídeo, que foi publicado nesta última sexta-feira (11), o modder apresenta jogos como Sonic Adventure 2, The Legend of Zelda: Wind Waker, Mario Kart: Double Dash e Super Smash Bros. Melee rodando com ótima performance graças à retrocompatibilidade do Nintendo Wii. Houve até mesmo um esforço para instalar um software personalizado que reproduz a animação de boot do GameCube original.
Opinião – Decisão da EA de remover Rússia do Fifa parece um erro. Por Pedro Zambarda
Mario + Rabbids Kingdom Battle, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Dandy Ace no Switch, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Gostos musicais
Entenda melhor