O professor e pesquisador da cultura de jogos digitais Francisco Tupy explicou, em uma breve entrevista em vídeo, os benefícios e a importância dos jogos e dos games na vida contemporânea. Tupy, que recentemente defendeu tese de doutorado com o tema "Ponto de equilíbrio entre a nova teoria da comunicação, o vídeo game e o Minecraft", pela Universidade de São Paulo, destacou em sua fala o pensamento de Friendich Schiller (1759-1805), que atestou que "O que faz o ser humano ser 'humano' em sua plenitude é o jogar".
"Todo jogo vai ser caracterizado por regras fixas, recompensas – que podem ser também punitivas – e a questão da estratégia", sintetiza o pesquisador, lembrando que são igualmente importantes elementos como a Estética e a Narrativa nos projetos de entretenimento digital.
A troca de ideias se deu na gravação em vídeo para a Casa do Saber, instituição que fomenta a realização de debates, disseminação do conhecimento e o acesso à cultura, em São Paulo.
"Durante anos venho pesquisando em mitologias qual seria o deus do jogo. E não existe", afirmou o professor. "Não tem um deus que clame o jogo para si […] até porque os deuses também jogam", defendeu.
Assista abaixo ao vídeo completo.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
É UM DOUTOR DESATUALIZADO! E ESTA ERRADO! FORA O LIVRO QUE TENHO EM MÃOS DA EDITORA PLANETA SOBRE OCULTISMO OLHA O QUE DIZ ESTE SITE: pt.wikipedia.org › wiki › Hermes
… era o deus do jogo
de dados, dos sorteios, da boa sorte; dos sacrifícios e dos animais
sacrificiais, dos rebanhos e pastores, Jogos Olímpicos, da fertilidade da terra e do
gado.
Nome nativo: Ἑρμής
Romano equivalente: Mercúrio
Filho(s): Pã, Hermafrodito, Abdero, Autólico, E…
Pais: Zeus e Maia
Maia (mitologia) · Hermafrodito · Hermes Trismegisto · Mercúrio