Drops de Jogos recebeu informações oficiais. O Nerdcast, do Jovem Nerd, ganhou o prêmio Creator Milestone, na primeira edição do ranking criado pelo Spotify para reconhecer os podcasts de maior alcance na plataforma. Entre os programas brasileiros, o Nerdcast foi destaque na categoria Bronze.
Entre os podcasts com mais de 50 milhões de reproduções, um dos marcos significativos para o Spotify.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Diariamente, nos dedicamos aos nossos podcasts, empenhados em trazer sempre conteúdos inéditos e de qualidade para os nossos ouvintes”, afirma Mau Faccio, chefe de operações do Jovem Nerd. “E o mais legal de tudo, é que não reflete nossa audiência total, mas sim nossa audiência no Spotify. Ou seja, nossa audiência é maior do que isso porque somos uns dos poucos podcasts que não foca a audiência 100% no Spotify. Temos nossa plataforma própria, então estamos falando de números ainda maiores.”
Para celebrar os vencedores, o Spotify lançou uma playlist especial, na qual destaca um episódio de cada podcast premiado. O escolhido para representar o Nerdcast foi “Como era bom o cinema dos anos 2000”, um programa lançado no ano passado, com mais duas horas de duração, que alcançou mais de 1,2 milhão de ouvintes.
Sucesso perene
O Nerdcast completa 19 anos em 2025, com a média de 1 milhão de downloads por episódio e se consolidou como um dos principais podcasts do Brasil, ao abordar temas diversos, como cultura pop, ciência, comportamento e empreendedorismo. Sua audiência vem principalmente do próprio site e app e é formada por ouvintes fiéis a Alexandre Ottoni e Deive Pazos, criadores do projeto.
O reconhecimento pelo Spotify reforça seu impacto no cenário do entretenimento digital e reafirma sua relevância na podosfera global.
Além do Nerdcast, o time do Jovem Nerd é responsável pela produção de outros podcasts, entre eles, o “Lá do Bunker” e o “Caneca de Mamicas”, que falam sobre o universo nerd e temas comportamentais, respectivamente e, juntos, têm mais de 200 programas já no ar. Já o “Mau Acompanhado”, projeto mais recente, lançado em 2023, discute temas do cotidiano.
Sobre o Jovem Nerd. O Jovem Nerd nasceu de uma parceria entre os amigos Alexandre Ottoni e Deive Pazos em 2002. Em mais de 20 anos de atuação no cenário nerd e geek, os dois, mais conhecidos como Jovem Nerd e Azaghal, foram responsáveis por transformar simples blog em um grande portal de notícias e entretenimento, que abriga podcasts, videocasts e uma central de notícias.
Em 2021, a plataforma foi adquirida pelo grupo Magalu. Em 2023, lançaram a produtora de conteúdo Nonsense Creations, responsável pelo audiodrama “França e o Labirinto”, exclusivo do Spotify. No mesmo ano, bateram o próprio recorde de arrecadação em um financiamento coletivo da América Latina com a campanha de “Tesouros de Ghanor”, que resultou na produção do primeiro jogo para videogame do Jovem Nerd, o “Ruff Ghanor”, lançado em 2024.
Recentemente, a dupla retomou o controle da Nerdstore, marketplace especializado em produtos geek e nerd, e está desenvolvendo Ozob, seu primeiro jogo de tabuleiro.

Jovem Nerd. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.