Numa entrevista de Paul McCartney a Pedro Bial, na Globo, em dezembro de 2023, o jornalista questionou: “Ainda na época dos Beatles, em 1960, vocês foram para países como Filipinas e Japão. A imprensa brasileira sempre tratou a possível vinda dos Beatles ao Brasil como algo que estava prestes a acontecer, mas nunca aconteceu”.
“Você lembra de algum plano para vir ao Brasil?”
Em sua resposta, Paul explicou que nunca tiveram controle de suas próprias carreiras quando eram dos Beatles e por isso só faziam o que o empresário mandava.
“Nosso agente na época dizia algo do tipo: ‘Vocês vão para o Japão’. E nós dizíamos: ‘Tudo bem, então vamos para o Japão. Então, se ele nunca mencionasse o Brasil, nós nunca iríamos. Mas hoje a escolha é minha. Eu posso ligar para meu produtor e falar que quero ir ao Brasil. Então, ele vai entrar em contato com produtores no Brasil e tornar isso possível”, disse.
Beatles, considerados um dos maiores fenômenos da história da música, realizaram inúmeros shows ao redor do mundo durante a década de 1960. No entanto, a ausência de apresentações no Brasil tem gerado especulações sobre um suposto boicote relacionado ao regime militar vigente a partir de 1964.
Em um vídeo divulgado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan desmistifica a ideia de que o regime militar foi o principal impeditivo para a vinda dos Beatles ao Brasil. Segundo ele, a falta de promoters brasileiros interessados na banda e a complexidade logística da época foram fatores determinantes.
Com informações da Whiplash.net.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.