Projeto online Delete Seu Preconceito pede fim da misoginia na área de TI - Drops de Jogos

Projeto online Delete Seu Preconceito pede fim da misoginia na área de TI

Frases preconceituosas contra as profissionais na área de TI, programação e games são frequentes e precisam ser combatidas. Gênero não determina a qualidade da boa programação.

  • por em 27 de julho de 2015

São comuns os casos de programadores e estudantes de TI que relatam perseguição de "gente comum" por serem nerds, tímidos ou deslocados no ambiente. O problema é muito maior quando você é uma programadora que, além de passar por esses momentos constrangedores, é segregada dentro do próprio núcleo de interesse. Como forma de denunciar tais situações e buscando oferecer apoio à comunidade de desenvolvedoras brasileiras, um grupo de profissionais criou o projeto "Delete seu Preconceito", que quer extinguir o preconceito na área de tecnologia da informação.

Basicamente, o projeto se dissemina de forma simples e eficiente, propondo às mulheres programadoras que capturem e enviem uma imagem fotográfica em seu universo de desenvolvimento com uma frase típica dos preconceituosos contra suas habilidades e atuação no meio.

Exclamações do tipo "TI não é coisa pra você, porque é coisa de homem", "Quanto você cobra pelo programa?" e "É melhor chamar um homem para te ajudar com isso", são alguns dos muitos exemplos de frases e posturas preconceituosas e tipicamente machistas ouvidas pelas meninas programadoras. A ideia é expor estes abusos em um amplo ensaio fotográfico, que pode ser postado no Facebook ou no Instagram com a hashtag #deleteseupreconceito.

"É preciso desmistificar a imagem negativa da mulher na Computação/TI, derrubar todos os estereótipos e buscar a equidade de gênero! Delete seu preconceito de uma vez por todas!", anuncia a página do projeto no Facebook, que já conta com mais de 6 mil curtidas.

Em um momento no qual se discute a dimensão da misoginia ainda vigente no mundo dos jogos digitais e, em outra frente, um grupo de jovens garotas cria uma iniciativa internacional para estimular a produção de jogos entre mulheres, parece oportuno levantar a discussão sobre o onipresente machismo no mercado de informática e o assédio moral vivido pelas profissionais do setor.

Para participar, basta escrever sua frase em um dispositivo móvel ou computador em linguagem natural ou mesclada aos códigos de programação. 

"Girls, Assemble! Vamos unir forças nessa corrente! #deleteseupreconceito", convocam as mentoras no site do projeto.

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments