Público pode conhecer e jogar indie games brasileiros no Sesc Consolação, em São Paulo - Drops de Jogos

Público pode conhecer e jogar indie games brasileiros no Sesc Consolação, em São Paulo

Projeto Super Beta Test oferece contato com os games brasileiros no centro de lazer, na capital paulista, em parceria com a Spcine.

  • por em 26 de novembro de 2015

O Sesc São Paulo vem dedicando, nos últimos tempos, muitas atividades e programações culturais voltadas à linguagem dos games, seja em eventos especiais, espetáculos ou em projetos dedicados ao aperfeiçoamento profissional para este mercado. Agora, o Sesc Consolação, em São Paulo, está oferecendo a oportunidade aos interessados para conhecer e jogar indie games produzidos no Brasil com a proposta Super Beta Test, que disponibiliza os jogos em computadores na sala.

"O Super Beta Test é mais uma das ações dentro da programação Game On!, que estreou no Sesc Consolação em outubro de 2015 e vai prosseguir ao longo de 2016", explicou ao Drops de Jogos Tatiana Zacariotti, programadora cultural do Sesc SP, responsável pelas atividades de cultura digital na unidade Consolação. "A ideia principal do Super Beta Test é que os desenvolvedores de games disponibilizem ao público seus jogos, em etapas finais de produção ou recém-finalizados, para que sejam experimentados e avaliados por jogadores com perfis diversos. Esta etapa de teste é fundamental para ajustes na mecânica dos games antes que estes entrem no mercado", informou. "O objetivo do Game On! é mostrar ao público que existe uma criação de games nacionais com alto nível de qualidade. Aliás, esta é a grande missão do projeto: incentivar a produção de jogos no Brasil, apresentando cursos e bate-papos em diferentes ramos desta área", complementou a técnica de programação cultural, enfatizando a importância de atentar para a produção brasileira de bons jogos da atualidade.

A curadoria do projeto é de Ariel Velloso, assessor de Jogos Eletrônicos da Spcine, e da equipe de Tecnologias e Artes do Sesc Consolação, programa voltado a dinamizar atividades de expressão artística e cultural com recursos digitais. A Spcine, Empresa de Audiovisual de São Paulo, que assina a parceria com a instituição, vem atuando como escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e web.

"Acho que estamos num momento muito positivo para os desenvolvedores de Games aqui em São Paulo. No Brasil todo a gente vê iniciativas culturais interessantes relacionadas a games, e a produção vem ganhando cada vez mais destaque, até no exterior. Teve Aritana em keynote da Microsoft, teve o Ninjin Adventures na Tokyo Game Show… pouco a pouco o povo está conhecendo (e perdendo o preconceito contra) os jogos BR, o que é ótimo", afirmou Ariel, em rápido bate papo online.

Ariel Velloso tem mantido um consistente trabalho voltado à cultura de games na capital paulista, a exemplo do HeartBITS, primeiro evento de games na Virada Cultural 2015, e outras iniciativas como o SPIN, evento mensal que congrega desenvolvedores independentes de games no Centro Cultural São Paulo. 

"Organizações e instituições têm me procurado nesse fim de ano com sugestões de parceira, ou ideias de eventos bacanas, de olho no crescimento desse mercado e do compromisso que vem aumentando com a comunidade dos devs", comentou o assessor. "No caso do Super Beta Test, foi o contrário: o idealizador é um amigo frequentador do SPIN, e quando eu fiquei sabendo da ideia, sugeri que articulássemos uma parceria pra que eu, enquanto Spcine, pudesse ativar a galera game dev através do SPIN e do Facebook. Deu certo. Acho que houve uma receptividade bacana e, aos poucos, a gente vai oferecendo aos devs diferentes oportunidades de expôr e melhorar seus projetos"!, finalizou.

O evento prossegue até o dia 19 de dezembro. Informações sobre inscrições, localização e horários podem ser acessadas no site da instituição.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments