O baterista e fundador do Dream Theater, Mike Portnoy, classifica “Black Clouds & Silver Linings” (2009), décimo registro de estúdio do quinteto norte-americano, como o mais extremo. Sucessor de “Systematic Chaos” (2007), ele é o álbum que encerra a primeira passagem de Mike pelo DT.
Segundo nota publicada no site oficial do grupo, as letras das faixas “foram escritas por John Petrucci [guitarra] e Mike Portnoy [bateria], e todas, com exceção de uma, dizem respeito a experiências pessoais sobre momentos perturbadores ou difíceis de suas vidas”.
“A Nightmare to Remember”, faixa que abre “Black Clouds & Silver Linings”, narra um acidente que quase matou os membros da família de Petrucci. A tocante “The Best of Times”, por sua vez, é uma homenagem de Portnoy ao seu pai, Howard, falecido em janeiro de 2009. Já a épica “The Count of Tuscany” conta a curiosa aventura que o guitarrista do Dream Theater vivenciou na Itália.
“Black Clouds & Silver Linings” foi tema de entrevista que Portnoy concedeu à Metal Hammer em 2009. Na ocasião, o talentoso baterista/compositor descreveu o trabalho acima citado.
“É um álbum extremo, em termos de seu conteúdo metálico (…). Esse é um álbum sombrio, pesado e de sonoridade contemporânea. Se manteria firme ao lado de qualquer lançamento de metal Moderno – Slipknot, Trivium… quem quer que seja – mas, em termos de composição, a velha mentalidade do Dream Theater ainda brilha”.
15 anos depois do lançamento de “Black Clouds & Silver Linings”, Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater. Ele e seus parceiros estão fazendo os shows da tour que celebra as quatro décadas de existência do grupo. Nenhuma das faixas de “Black Clouds…” consta no setlist da turnê.
O próximo disco de estúdio do Dream Theater é “Parasomnia”. Com lançamento programado para fevereiro de 2025, o trabalho é o sucessor de “A View from the Top of the World” (2021).
Com informações da Whiplash.net.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.