Sesc SP realiza programações especiais com Games para a Virada Cultural 2015 - Drops de Jogos

Sesc SP realiza programações especiais com Games para a Virada Cultural 2015

Atividades mostram produção diferenciada e panorama cultural com a linguagem digital dos jogos.

  • por em 19 de junho de 2015

O Sesc, Serviço Social do Comércio, em São Paulo, está programando uma série de atividades para a Virada Cultural 2015. Entre as programações, algumas das unidades operacionais da instituição estão reservando parte de sua agenda para a linguagem dos Games, com atrações e atividades ligadas à cultural digital.

No Sesc Santana, a sala de Internet Livre está programando uma virada com a Pequena História dos Games Espaciais, que estarão disponíveis nos computadores da sala, das 19h às 0h do sábado e das 13h às 18h do domingo. "O legal dessa proposta é a possibilidade do pessoal vivenciar um pouco do que já existiu em termos de games no passado, que começa com o Atari; conhecer alguns dos jogos clássicos de naves, games espaciais de várias épocas até a década de 1990, com os games do NES e outras plataformas, e notar as diferenças entre estes jogos, do 2D para o 3D, como dos Space Invaders para o Starfox, por exemplo", afirmou Cristiano de Souza Lima, instrutor de multimídia do espaço. "Essa vivência permite relembrar os jogos e analisar um pouco da história dos games e o que foi esse processo de evolução", concluiu.

A unidade Ipiranga realizará no domingo, das 10h30 às 16h30, o Games Noir, projeto da empresa Game & Arte, que apresenta a estética Noir dos filmes clássicos revisitada em produções de jogos digitais como The Unfinished Swan, Limbo, Contra e a novidade White Night, para PS4. "Serão quatro estações que trarão a estética Noir nos games, apresentados em um telão e monitores de tv. Os participantes poderão experimentar dentro dessa estética pouco conhecida, mas estudada até mesmo em história da arte e do cinema, a vivência dentro da linguagem dos games", explicou Tainá Felix, uma das responsáveis pela realização da atividade e sócia da Game & Arte. O Sesc Ipiranga realizará também um Larp, live action role playing, ou jogo de interpretação ao vivo, com o tema de Carmen Sandiego, a musa ladra dos games de aventura dos anos 1990. A atividade, proposta pela equipe da Confraria das Ideias, acontece das 13h às 17h do domingo.

O Belenzinho realizará a atividade de artemídia ET Colors, produzida pelo Estúdio Kosmo, que propõe um game performático para brincar com as novas tecnologias, no qual, portando capacetes luminosos, os participantes deverão encontrar à sua volta a cor que o Mestre Pantone designar. A ação ocorre às 18h, 20h30 e 22h30. 

No Vila Mariana, o público pode se divertir com a programação Flashmob Coral, que reúne em formato erudito um repertório musical de composições realizadas para games, tv e cinema. O grupo Anima Vox, que protagoniza a diversão, se apresentará no sábado, das 18h às 22h.

A programação completa com todas as atividades do Sesc SP para a Virada Cultural em São Paulo pode ser acessada no site da entidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments