The Developer’s Conferece 2015 apresenta sua grade de palestras de Games em SP

Evento focado no aprimoramento de profissionais de desenvolvimento em projetos digitais reserva anualmente espaço para a produção de games, com palestras de conteúdo exclusivo.

  • por em 8 de julho de 2015

A Trilha Games do The Developers Conferece 2015 acaba de ser divulgada e conta com nomes de grandes profissionais do meio produtor nacional e temas extremamente interessantes e didáticos para quem pretende se aperfeiçoar neste mercado. As apresentações seguem um cardápio variado, a exemplo da palestra "Game Design para quem não é Game Designer", de André Kishimoto, e "Estratégias inteligentes para rentabilizar Gamers", de Caio Occhini, entre outros.

A coordenação, assinada por Mauricio Alegretti, do estúdio sorocabano Smyowl, e Pollyana Mustaro, da Universidade Mackenzie, apresenta a trilha como um panorama dos avanços tecnológicos, tendências e oportunidades de negócio da indústria brasileira de jogos.

Veja abaixo a lista completa das plaestras desse ano:

10:10 – Ensinando programação para crianças utilizando Desenvolvimento de Games 
Marco Giroto
Como ensinar crianças a programar; Metodologia utilizada pela SuperGeeks; Linguagens utilizadas bem como exemplo de códigos escritos pelos alunos; Frameworks utilizados; Engines utilizadas; Projetos dos alunos e seus códigos.

11:10 – Game Design para quem não é Game Designer 
André Kishimoto
A palestra tem como objetivo apresentar tópicos sobre game design e dicas de estudos para interessados no assunto, assumindo que o público não tem experiência na área. A palestra abordará: – Definição de jogos e seus elementos; – O que é game design; – O que um game designer faz (ou não faz); – Documento de game design; – Teoria do flow; – Norman doors; – Personagens, emoções e expressões faciais; – Protótipos.

11:110 – Programação de Jogos 
Bruno Cicanci Rodrigues de Sousa
Apresentação sobre melhores práticas para programação de jogos, desde como escolher o framework ou engine mais adequado e até detalhes de como deixar seu jogo mais profissional e bem acabado. 1) Introdução – Por onde começar – O que fazer antes de começar – Uso de protótipos para validar a ideia – Não se preocupe com arte – Git desde o início 2) Desenvolvimento – O que são frameworks – O que são engines – O que e onde usar – Ferramentas complementares – Boas práticas de programação – Design patterns – Git flow 3) Se tornando um profissional – Polimento – Automatize tudo – Scripts de teste – Integração com back-end – Planejando updates – DLCs – Analytics 4) Postmortem – Minha experiência na Glu – Minha experiência na EA – Minha experiência como indie

13:10 – Gamificação: um novo olhar sobre a tela do cinema 
Danilo Parise
Imagine uma nova geração de conteúdos na tela do cinema, ou melhor, imagine interagir com a tela do cinema ou poder jogar em tempo real. A palestra irá abordar um novo processo de interação do público com as telas do cinema e como isso poderá transformar o contato de exibidores, anunciantes e clientes, através de um processo de gamificação. Ficou curioso? Participe e viva essa experiência.

14:10 – Captação de recursos: como o governo pode financiar seu jogo? 
Pedro Santoro Zambon
Toren, lançado esse ano, já se tornou um dos grandes sucessos brasileiros no mercado de games, e só foi possível através da captação pela Lei Rounaet. Ele é a prova que criatividade e competência nunca foram os problemas da cena brasileira de desenvolvimento de games. O abismo entre projeto e prática está na capacidade de conseguir os recursos. Um caminho pouco explorado, mas possível, é a captação através de leis de fomento e iniciativas governamentais. Conheça as possibilidades presentes e futuras, pra você que pensa em mais uma alternativa para tirar do papel aquela ideia de jogo.

14:10 – Estratégias inteligentes para rentabilizar Gamers 
Caio Occhini
Entenda os diferentes modelos de monetização para um app de games. O melhor tipo de monetização in-app é a personalizadas para cada usuário, não um modelo único para todos os usuários. Uma abordagem ciente de seu público pode ajudar os desenvolvedores a alcançar os usuários certos, no momento certo. Como você prevê usuários que estão propensos a fazer compras in-app? Como você personalizar a experiência do usuário com base em como eles interagem com seu aplicativo? Entenda a visão do Google para você turbinar seu e descubra como ganhar mais.

15:40 – Neurogaming 
Luciano Silva
Quer aprender técnicas de desenvolvimento de jogos onde o controle é feito através da interpretação de seus sinais cerebrais ? Esta palestra irá lhe ensinar os fundamentos de desenvolvimento de jogos através de dispositivos, bibliotecas e padrões de programação para Neurogaming, área emergente em jogos digitais.

16:40 – Realidade Virtual – A próxima revolução 
Pedro M. Kayatt
Recentes avanços na tecnologia nos permitiram finalmente desenvolver Head Mounted Displays (HMDs) que criam sensações imersivas de verdade. Oculus Rift, Valve ReVive, Sony Morpheus e Google Cardboard, grandes empresas já apostam, e você? Venha conhecer mais sobre como funciona, quais os segredos e as oportunidades que seguem o lançamento da tecnologia que te levará a outro mundo!

17:40 – Dicas e Truques de Localização de Jogos 
André Faure
Tradução é uma atividade que abrange a interpretação do significado de um texto em uma língua ? o texto fonte ? e a produção de um novo texto em outra língua, mas que exprima o texto original da forma mais exata possível na língua destino; O texto resultante também se chama tradução. Quem desconhece o processo de tradução quase sempre trata o tradutor como mero conhecedor de dois ou mais idiomas. Traduzir vai além disso. Há um famoso jogo de palavras em italiano que diz ""Traduttore, Traditore"" (em português, ""Tradutor, traidor""), pois todo tradutor teria de trair o texto original para conseguir reescrevê-lo na língua desejada. A localização de um jogo pode ser a diferença entre a graça e a desgraça, o sucesso e o fracasso, e todo desenvolvedor deve ter uma boa ideia de como o processo funciona, não só para atingir novos mercados, mas para que a narrativa do jogo faça sentido.

Data e Local
Sábado, 25 de Julho de 2015, das 8:00 às 19:00
Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia – São Paulo
Site: The Developer's Conferece

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura