Quando uma empresa quer apresentar o seu produto ou serviço ao mercado, vários procedimentos podem ser adotados para realizar um trabalho efetivo com a imprensa. Dentro desses procedimentos existem algumas ferramentas que são utilizadas como estratégia de divulgação, e uma delas é o tão famoso Press Release.
A escrita desse comunicado não é algo simples. O conteúdo do Press Release determina a divulgação (ou não) daquilo que se pretende anunciar. Os melhores comunicados de imprensa são aqueles que incluem todas as informações relevantes para o público em geral e que demonstram exatamente aquilo que a empresa pretende transmitir aos leitores.
Como escrever um bom Press Release?
É importante evitar qualificar muito seu produto/serviço. Você tem que se ater ao fato e deixar que o jornalista/site/blog/canal julgue por ele mesmo a qualidade do produto ou da informação.
Um bom título apresenta informações precisas sobre o conteúdo que vai ser lido e ao mesmo tempo, provoca curiosidade. Por exemplo, um título que usa termos que só um técnico ou especialista conhece não vai funcionar.
3 dicas para escrever um bom Press Release
1.Informações relevantes e diretas
Quando escrevemos um press release temos tendência para acreditar que tudo o que escrevemos é relevante. Mas um comunicado de imprensa deve conter apenas o essencial, e responder a seis perguntas básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? e Porquê?
2.Assunto atrativo
O assunto do email deve ser atrativo, cativante e direto. Procure uma forma original e relevante de anunciar o assunto principal do email sem fugir ao tema do que pretende anunciar.
3.Regras de formatação e conteúdo
O Press Release deve ser de fácil leitura (sem adjetivos ou palavras rebuscadas) e deve incluir algumas informações específicas:
-A localidade e a data do comunicado;
-O título;
-O lead (um primeiro parágrafo posto em destaque que inclui informações relevantes para o destinatário);
-O corpo do texto (onde se desenvolve o tema);
e onde se colocam todas as informações e citações pertinentes que suportam a ideia principal);
-A conclusão;
-O “Mais sobre”, onde a empresa, o grupo ou o projeto poderá incluir informações não relevantes para este comunicado em particular mas relevantes para a empresa e o seu posicionamento;
-O nome e o contato da pessoa responsável pela comunicação da empresa;
Lembre-se: o Press Release faz parte da estratégia, ele é apenas uma pequena fração de todo um procedimento a ser feito no contato com a imprensa e vai servir de apoio para uma sugestão de pauta ou até mesmo auxiliar na hora de escrever a matéria. Então capriche!
Fontes:
abstartups.com.br/2016/06/07/fuja-da-fabrica-de-press-release
portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um+press+release+eficiente
bloomidea.com/blog/como-escrever-um-press-release
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.