Versão brasileira da 5ª edição do RPG de mesa Dungeons & Dragons é alvo de disputa entre editoras - Drops de Jogos

Versão brasileira da 5ª edição do RPG de mesa Dungeons & Dragons é alvo de disputa entre editoras

Empresas disputam direito de tradução.

  • por em 22 de março de 2017
Imagem: reprodução
O clássico RPG de mesa Dungeons & Dragons, que tem previsão de chegar ao Brasil em breve em nosso idioma, transformou-se em objeto de disputa entre editoras nacionais, com chances de chegar aos tribunais.
 
O assunto veio a público através de postagem na rede social por um diretor da editora Redbox, afirmando, em um longo texto, como teriam sido passados para trás em uma negociação para a tradução do material da Wizard of the Coast, empresa responsável pelo jogo.
 
As negociações teriam envolvido a britânica Gale Force Nine, hoje detentora do licenciamednto da marca D&D, e as editoras brasileiras Meeple BR e a Fire On Board, que formariam uma joint venture para a produção do material em português.
 
Segundo a postagem, após mais de um ano de negociações, representantes da Fire On Board, à frente das tratativas com os detentores da marca, teriam assinado o contrato de reprodução do RPG com exclusividade, deixando as parceiras de fora da empreitada.
 
A capixaba Fire On Board, por sua vez, alega ter recebido apenas uma proposta de parceria, da qual teria declinado para voltar-se a um entendimento diretamente com os representantes internacionais.
 
A editora Meeple BR divulgou em sua página no Facebook, comunicado confirmando todas as acusações levantadas pela parceira, e afirmando que a FoB teria "agido de má fé ao assinar o contrato de licença, contradizendo os acordos assinados anteriormente".
 
A acusada contesta as demais empresas, alegando que "toda a negociação, desde o início, foi realizada entre a Fire on Board Jogos e a Gale Força Nine, nosso parceiro no projeto". Quem assina a declaração é Juan Barcelos, CEO da empresa e apontado como representante do grupo de editoras junto à detentora dos direitos de D&D5. "Não houve nenhum intermediário, além de mim, responsável pelos contratos internacionais.", finalizou o editor.
 
O anúncio da versão brasileira da 5ª edição de D&D agitou a comunidade RPGista, que anseia por novidades desde o lançamento da versão anterior, em 2009. A nova versão apresenta similaridades com o clássico Advanced Dungeons & Dragons.
 
O blog Nemecomicon apresenta outros detalhes da história, com inúmeros prints de conversas entre os representantes das editoras brasileiras.
 
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments