Depois das mentiras sobre taxação: 20 milhões de Pix “desaparecem” por dia - Drops de Jogos

Depois das mentiras sobre taxação: 20 milhões de Pix “desaparecem” por dia

Efeitos nocivos das fake news

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Com fake news de extrema direita rodando sobre o Pix, o volume de operações registradas no Banco Central caiu expressivamente nos últimos dias. A média diária de operações realizadas nos últimos sete dias até ontem (14) ficou em 168,5 milhões. Esse volume representa queda de 10,6% na comparação com a mesma média do mês anterior.

Isso indica que cerca de 19,9 milhões de Pix deixaram de ser feitos a cada dia na comparação com dezembro. A queda acentuada pode ser atribuída à disseminação de notícias falsas sobre a cobrança de taxas no Pix, o que gerou incerteza e desconfiança entre os usuários. Em dezembro, a média diária de transferências via Pix era de 188,5 milhões até o mesmo dia 14.

Esse números do BC mostram que a média de sete dias das operações registrou na terça-feira, 14, a 17ª queda seguida na comparação com igual média de um mês antes.

O mês de janeiro é tipicamente mais fraco na economia, com menor movimentação financeira em comparação com dezembro, quando o pagamento do 13º salário e as compras de fim de ano aquecem o consumo.

Os dados do BC, porém, indicam que houve queda da movimentação até mesmo na comparação com novembro de 2024. Ou seja, dois meses antes – uma comparação entre meses mais parecidos em termos de movimentação financeira na economia.

Com informações de Fernando Nakagawa na CNN Brasil.

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Pix. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments