Dólar começou a terça (25) em baixa, caindo 0,29% às 9h, cotado a R$ 5,3800.0. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h. Com poucos dados locais na agenda, o mercado volta suas atenções às falas de autoridades e ao andamento político em Brasília.
Investidores também monitoram o retorno dos indicadores nos Estados Unidos, que devem ajudar a calibrar expectativas sobre a trajetória dos juros por lá.
No Brasil, o dia é marcado por eventos com participações do vice-presidente Geraldo Alckmin, e do diretor de Política Monetária do BC, Nilton David. Além disos, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Ainda no cenário doméstico, o Senado deve analisar o projeto que regulamenta a aposentadoria especial de agentes de saúde e de combate às endemias. A proposta pode pressionar os juros e tem impacto estimado em até R$ 24,7 bilhões.
O andamento da pauta ganhou força após a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) — movimento que ocorreu em meio às articulações envolvendo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o senador Rodrigo Pacheco.

Lá fora, os investidores acompanham a retomada dos dados americanos, com destaque para o índice de preços ao produtor e para as vendas do varejo de setembro. Esses dados chegam em um momento de expectativa por um possível corte de juros pelo Fed em dezembro.
Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
