No dia que marcou o duelo comercial entre Donald Trump e Xi Jinping, o dólar comercial despencou e fechou esta quarta-feira (9) em R$ 5,84. A moeda abriu o dia cotada a R$ 6,04 e ficou nesse patamar durante a manhã, mas sofreu desvalorização pouco depois do anúncio do presidente que recuará por 90 dias as tarifas contra mais de 180 países.
Segundo o presidente americano, a decisão se baseou no fato de mais de 75 países incluídos nos tarifados terem procurados os EUA para negociar uma solução para o caso.
EUA anunciaram uma nova sobretaxa aos chineses, agora de 125%. A medida é uma resposta à retaliação dos asiáticos que subiram as tarifas contra os americanos para 84%. que, por sua vez, haviam, ontem, elevado a taxa a 120.
Pela rede social Truth, Trump afirmou que irá impor a taxa com base “na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais”. “Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, escreveu.
Com informações da Band.

Os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Xi Jinping, da China. Foto: MANDEL NGAN e GREG BAKER / AFP/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.