Dólar nesta terça (30) opera em queda, recuando 0,23% às 10h45, a R$ 5,3092. Já o Ibovespa , principal índice da bolsa brasileira, avançava 0,55%, aos 147.143 pontos. O dia é marcado pelos investidores atentos a uma série de indicadores no Brasil e no exterior.
A possível paralisação do governo americano e os números do mercado de trabalho devem ditar o tom, enquanto por aqui os dados fiscais e do emprego completam a agenda.
Nos EUA, cresce a expectativa em torno de um possível “shutdown” já a partir de amanhã (1º), diante da falta de acordo entre democratas e republicanos. Analistas avaliam que, desta vez, o impacto pode ser maior, dado o cenário de fragilidade econômica.
Ainda na agenda americana, às 11h saem os números das ofertas de emprego (Jolts) de agosto, indicador que mede a disposição das empresas em contratar. Mais tarde, às 17h30, será divulgado o relatório de estoques de petróleo bruto da API, com reflexo nos preços da commodity.
No Brasil, após o Caged ter apontado na véspera a criação de 147.358 vagas em agosto — o menor número para o mês desde 2020 —, o IBGE mostrou que a taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre móvel encerrado em agosto, em linha com as previsões dos economistas.

Também nesta manhã, será conhecido o resultado primário de agosto, com expectativa de déficit de R$ 21 bilhões. Já às 14h30, o Tesouro apresenta o relatório mensal da dívida pública referente ao mesmo período.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
