Dólar fechou a primeira sessão de dezembro em alta de 0,43%, cotado a R$ 5,3581 nesta segunda-feira (1º). Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,29%, aos 158.611 pontos. Investidores passaram o dia atentos a novos sinais de juros, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Além das novas projeções trazidas pelo Boletim Focus, falas dos presidentes dos bancos centrais do Brasil, Gabriel Galípolo, e dos EUA, Jerome Powell, também seguem sob os holofotes.
Na agenda econômica, o Boletim Focus desta semana indicou um leve alívio nas expectativas de inflação. Para 2025, a previsão passou de 4,45% para 4,43%, enquanto a estimativa para 2026 foi ajustada de 4,18% para 4,17%.
Os sinais de que a inflação continua a desacelerar também voltaram as atenções dos investidores para as falas de Galípolo, que participou de um evento da XP na manhã desta segunda-feira.
O presidente do BC afirmou que o mercado de trabalho segue aquecido e que esse contexto exige uma atuação mais conservadora na condução da política monetária pelo BC.
Já nos EUA, investidores seguem na expectativa pelas falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell.

Mulher segura notas de dólar — Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
O dirigente deve fazer um discurso na noite desta segunda-feira, em um encontro na Universidade de Stanford. A expectativa aumenta após Donald Trump afirmar que já escolheu o próximo presidente do Fed, embora não tenha revelado o nome.
Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
