Com fakes de 1º abril, falamos sério brincando - Drops de Jogos

Com fakes de 1º abril, falamos sério brincando

O Drops de Jogos incorporou o Dia da Mentira como forma de avaliar a aceitação e o ceticismo nas redes digitais, com brincadeiras que divertiram e intrigaram o público.

  • por em 2 de abril de 2015

O 1º de Abril se universalizou como o Dia Mundial da Mentira. Por toda parte, brincadeiras, fakes e pegadinhas fazem a diversão de gente bem humorada e até mesmo dos "trolls sem noção" que habitam o planeta e a infosfera. Não foi diferente no Drops de Jogos, site em que histórias foram plantadas para avaliar as reações do público e lembrar da data.

A primeira nota do dia afirmava que a Nintendo, após adquirir a Apple, pretendia ressuscitar o malfadado console Pippin com tecnologia atual. Rapidamente os internautas sacaram a brincadeira, interpretando ser improvável que a casa do Wii tivesse cacife para bancar o império dos Macs, ou que a ideia de resgatar o Pippin era não apenas descabida e só podia ser brincadeira.

Mais adiante, o site "trolou" o público online, afirmando que o próximo Just Dance incluiria os tombos de artistas como Madona e Jennifer Lopez em suas turnês. De novo, foram poucos os desatentos que caíram na pegadinha e muita gente interpretou a nota em sua essência. Era uma brincadeira para divertir a todos na data histórica.

Mais do que disseminar inverdades, criações do tipo estimulam a avaliação do poder de difusão dos veículos e do grau de aceitação ou descrença do público nos tempos atuais. Fica a pergunta: As pessoas leem de fato os artigos publicados ou limitam-se a replicar manchetes nos meios digitais?

São questões importantes que indicam o perfil de nosso comportamento online. Ler, interpretar e exercitar o senso crítico é papel fundamental para sermos efetivamente gestores de uma transformação necessária para o aprimoramento do homem contemporâneo como indivíduo e cidadão.

O Drops de Jogos agradece a audiência daqueles que participaram da brincadeira, inclusive disseminando-a, mesmo sabendo tratar-se de pilhéria online, e pede desculpas àqueles que, eventualmente, foram pegos na onda do momento.

Divulgar as notícias do mundo dos jogos com qualidade e respeito são valores estimados pela equipe do Drops de Jogos. Fazemos isso sem perder, no entanto, a perspectiva do lúdico – mesmo com tiradas divertidas e absurdas como aquelas de 1º de Abril.

Grato pela audiência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Editorial
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments