Os jornalistas especializados em games Pedro Zambarda e Pedro Falcão estarão presentes na programação Game On, do Sesc Consolação, em São Paulo, na próxima semana, para uma reflexão sobre a situação do jornalismo brasileiro de games. Eles vão conversar sobre possibilidades de mercado com as novas mídias, fundamentos para se fazer bons reviews e o cenário da atual produção de games no país. Thiago Schiefer, compositor de temas musicais para games e profissional ligado à instituição, realizará a mediação do evento.
"Estamos num momento de grandes mudanças de paradigmas no jornalismo e no mercado de criação de conteúdo", afirmou Pedro Falcão, escritor, jornalista, quadrinista, roteirista, editor de vídeo e áudio. "Acredito que uma das áreas mais férteis desses mercados seja justamente a dos videogames. O momento atual, acredita o profissional, que já trabalhou em veículos como Kotaku, Vice, Galileu e Soma+, sugere reflexões e oportunidades, a partir do histórico da produção jornalística nacional. "Temos a oportunidade única de repensar as práticas da geração de jornalistas de jogos que veio antes de nós, ao mesmo tempo que descobrimos narrativas e histórias em lugares e contextos novos".
Pedro Zambarda , jornalista, escritor e comunicador, que atua como editor-chefe dos sites Geração Gamer e Drops de Jogos, entende que o jornalismo de games exige um trabalho sério e criterioso, capaz de investigar e apresentar a informação com qualidade e precisão. Zambarda é também jornalista freelancer do site Diário do Centro do Mundo (DCM), do portal iG, e Falcão mantém uma produção regular de textos sobre games e a cena indie nacional para o site Red Bull Games.
A atividade, que tem duração prevista de duas horas para uma apresentação prévia dos jornalitas e um debate aberto com o público presente, acontecerá no dia 16 de fevereiro, às 19h, no Espaço de Tecnologias e Artes, no 1º andar da unidade. Mais informações no site do Sesc SP.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.