A campanha chegou em 9% da arrecadação, ou R$ 2480. Divulgamos as informações por nossas redes sociais ao longo de dois meses.
Algumas pessoas criticaram a campanha por uma falta de planejamento na arrecadação. Deveria ter uma meta final mais modesta, mesmo envolvendo a produção de um documentário. Outros disseram que o período é ruim para uma ação deste tipo, além da campanha envolver a modalidade "Tudo ou Nada". Optamos por esta modalidade porque acreditamos que é mais honesta. Se a campanha não chegasse em R$ 25000, o dinheiro volta para o bolso do doador. O Catarse inclusive nos informou que fará as devoluções. Se algum dos doadores tiver dúvidas, poderá entrar em contato conosco no email dropsdejogos@gmail.com.
Com tudo isso dito, é importante constatar:
Fracassamos na campanha. Sem medo de dizer a palavra fracasso.
Mesmo sem chegar na meta, tivemos importantes apoios e conquistas. Alguns deles não foram em dinheiro e foram espontâneos.
O músico Thiago Adamo (PXLDJ), sem qualquer pedido nosso, cedeu um programa inteiro da sua grade no The Game and Music Show na Rádio Geek para falar sobre a história do Drops de Jogos e nossa campanha de crowdfunding. O mesmo pode ser dito do músico Thiago Schiefer, que sempre divulga nossas iniciativas.
O mesmo pode ser dito dos estúdios de games brasileiros, além de grandes empresas. Cat Nigiri, Insane Games, Hoplon, Epic Games, Skullfish Studios, GOG.com, RuVe Game Studio e profissionais que não necessariamente representam companhias.
Tivemos apoio da Rafaela Aquino e do grupo Turma da Mônica Shitposting, um dos maiores no Facebook.
Tivemos apoio do Rodrigo Dias Arnaut, responsável pela empresa Esconderijo das Crianças, que está desenvolvendo a revista Mundo360 com o Drops de Jogos.
Tivemos apoio de jornalistas do site IGN Brasil, do Francisco Jose Espinola (considerado o comentador mais engraçado da internet), da apresentadora Claudia Carla e até do Marcus Vinicius Garrett Chiado, que está fazendo documentário sobre o começo dos consoles no Brasil.
Agradecemos também ao Estúdio Fluxo, do Bruno Torturra, que se aproximou de nós para tentar fazer um documentário sobre o tema, e do desenvolvedor Carlos Vinicius do MoonRise Studio (que chegou a fazer um game da nossa repórter Mayara Fortin).
E teve muito suor, e trabalho, dos meus sócios. Destaco o Kao Tokio em primeiro lugar, seguido do Moacyr Alves e da EB4U, que mantém este site no ar.
Por tudo isso, agradeço aos 39 contribuidores da nossa campanha.
E aviso que cobriremos a E3 de alguma maneira, não pela modalidade crowdfunding. Mas vocês terão uma cobertura nossa do evento.
Seguem os nomes de quem financiou a iniciativa.
Joao Tenorio
Gileade Correa
Ricardo Farah
Pedro Santoro Zambon
Tiago Matta Machado Zaidan
Rodrigo Dias Arnaut
Renato Bazan
Paulo Souza
Kaue Lemos
Romulo Belluomini
Thomas Nizio
Thiago Massari
Marcelo Suplicy
Thalita Suzuki Nogueira
Denise Marquezelli
Natalia de Souza Silva
Francisco Jose Espinola
Gabriela Valentin Thobias
Rafael Ferrari
Guilherme Tsubota
Leonardo Batelli
Jéssica Aline
Rodrigo Arantes
Thiago Schiefer
Marcus Vinicius Garrett Chiado
Fernando Henrique Santos Macedo
Giselle de Souza Rosa
Cat Nigiri
Michele Pandini
RuVe Game Studio
Ricardo Nakamura
Glaucia Campregher
Duanne Ribeiro
Rodrigo Ortiz Vinholo
Yuri Oliveira Petnys
Amanda Reznor
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.