Hall da Fama dos Videogames: saiu a lista de indicados! - Drops de Jogos

Hall da Fama dos Videogames: saiu a lista de indicados!

(Foto: divulgação/The Strong Museum of Play)

Doze novos jogos têm a chance de entrar este ano para o Hall da Fama dos Videogames do The Strong Museum of Play, de Nova York. A cada ano o museu anuncia 12 indicados para o Hall da Fama, e os cinco jogos selecionados são anunciados em uma cerimônia especial.

Estes são os indicados para o Hall da Fama dos Videogames desde ano, junto com a justificativa da importância que eles tiveram para a indústria como um todo:

  • Age of Empires (1997): um dos principais jogos de estratégia da história, que foi durante muitos anos o jogo mais vendido da Microsoft e ainda é jogado por milhões de pessoas no mundo todo;
  • Angry Birds (2009): além de ser uma das marcas mais lucrativas dos games, ajudou a popularizar a ideia do smartphone também ser um aparelho para jogos;
  • Call of Duty 4: Modern Warfare (2007): elevou a barra de qualidade dos jogos de tiro em primeira pessoa ao criar um novo patamar narrativo, gráfico e sonoro para o gênero;
  • Defender (1981): provou que os jogadores de arcade estavam prontos para aceitar jogos mais complexos, e foi um dos primeiros a mostra que existe um nicho de público que prefere jogos onde a alta dificuldade é um dos diferenciais; 
  • Frogger (1981): foi um dos primeiros jogos a provar que os games podem se tornar um fenômeno cultural, sendo citado em diversas músicas, séries de TV e até mesmo outros jogos;
  • Goldeneye 007 (1997): terceiro jogo mais vendido do Nintendo 64, é lembrado até hoje pelo seu modo multiplayer em 4 pessoas, que influenciou diversos outros jogos e mostrou que havia um público nos consoles para jogos com foco no multiplayer.
  • Golden Tee (1989): um “simulador de golfe” onde ao invés do joystick padrão arcade o jogador usava uma bolinha de golfe real. O jogo continua recebendo novas versões e gerando lucros mais de 30 anos depois de seu lançamento, e é considerado como um pioneiro dos jogos esportivos.
  • Harvest Moon (1996): estabeleceu o gênero farming sim, e influenciou a criação de jogos como Animal Crossing e Stardew Valley.
  • Mattel Football (1977): foi um dos primeiros e mais bem-sucedidos jogos portáteis lançados, e abriu o caminho para o Game Boy e todos os outros consoles portáteis que surgiram ao longo dos anos.
  • NBA 2K (1999): foi um dos primeiros jogos esportivos a focar no realismo das ações e e no detalhamento de cada jogada e jogador. Também foi um dos pioneiros do eSports, tendo criado uma das primeiras ligas profissionais em torno de um jogo de videogame.
  • Quake (1996): o código revolucionário de Quake não apenas se tornou o padrão de jogos de tiro em primeira pessoa, como até hoje ainda é usado em muitos lançamentos.
  • Tamagotchi (1996): foi um pioneiro na ponte entre brinquedos e videogames, e abriu caminho para a gamificação que a gente encontra hoje nos mais diferentes apps para celular.

Como funciona o Hall da Fama dos Videogames

Todos os anos, o The Strong Museum of Play indica 12 finalistas para a entrada no Hall da Fama dos Videogames. E todos os anos, em uma cerimônia especial, entre quatro e seis jogos são escolhidos para fazer parte do Hall da Fama.

Este é o décimo ano da iniciativa, que começou em 2015. O Hall da Fama dos Videogames faz parte da exibição ESL Digital Worlds: High Score do museu, que permitem que os visitantes conheçam alguns dos jogos mais importantes para a história dos videogames. Ao ser selecionado para o Hall da Fama, um jogo se torna um item permanente da exposição.

Não é necessário ser exatamente um jogo ou console de videogame para entrar no Hall da Fama, apenas ter tido uma contribuição importante para a história dos videogames como indústria e como produto cultural.

No total, 45 jogos e produtos já foram adicionados ao Hall da Fama dos Videogames. Eles variam entre jogos que qualquer gamer conhece (como Resident Evil, The Last of Us, Pac Man e Doom), até alguns cuja contribuição para a história dos videogames é menos óbvia (mas não menos importante), como Paciência (sim, aquele mesmo que vem instalado no Windows) e Barbie Fashion Designer.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments