Doze novos jogos têm a chance de entrar este ano para o Hall da Fama dos Videogames do The Strong Museum of Play, de Nova York. A cada ano o museu anuncia 12 indicados para o Hall da Fama, e os cinco jogos selecionados são anunciados em uma cerimônia especial.
Estes são os indicados para o Hall da Fama dos Videogames desde ano, junto com a justificativa da importância que eles tiveram para a indústria como um todo:
- Age of Empires (1997): um dos principais jogos de estratégia da história, que foi durante muitos anos o jogo mais vendido da Microsoft e ainda é jogado por milhões de pessoas no mundo todo;
- Angry Birds (2009): além de ser uma das marcas mais lucrativas dos games, ajudou a popularizar a ideia do smartphone também ser um aparelho para jogos;
- Call of Duty 4: Modern Warfare (2007): elevou a barra de qualidade dos jogos de tiro em primeira pessoa ao criar um novo patamar narrativo, gráfico e sonoro para o gênero;
- Defender (1981): provou que os jogadores de arcade estavam prontos para aceitar jogos mais complexos, e foi um dos primeiros a mostra que existe um nicho de público que prefere jogos onde a alta dificuldade é um dos diferenciais;
- Frogger (1981): foi um dos primeiros jogos a provar que os games podem se tornar um fenômeno cultural, sendo citado em diversas músicas, séries de TV e até mesmo outros jogos;
- Goldeneye 007 (1997): terceiro jogo mais vendido do Nintendo 64, é lembrado até hoje pelo seu modo multiplayer em 4 pessoas, que influenciou diversos outros jogos e mostrou que havia um público nos consoles para jogos com foco no multiplayer.
- Golden Tee (1989): um “simulador de golfe” onde ao invés do joystick padrão arcade o jogador usava uma bolinha de golfe real. O jogo continua recebendo novas versões e gerando lucros mais de 30 anos depois de seu lançamento, e é considerado como um pioneiro dos jogos esportivos.
- Harvest Moon (1996): estabeleceu o gênero farming sim, e influenciou a criação de jogos como Animal Crossing e Stardew Valley.
- Mattel Football (1977): foi um dos primeiros e mais bem-sucedidos jogos portáteis lançados, e abriu o caminho para o Game Boy e todos os outros consoles portáteis que surgiram ao longo dos anos.
- NBA 2K (1999): foi um dos primeiros jogos esportivos a focar no realismo das ações e e no detalhamento de cada jogada e jogador. Também foi um dos pioneiros do eSports, tendo criado uma das primeiras ligas profissionais em torno de um jogo de videogame.
- Quake (1996): o código revolucionário de Quake não apenas se tornou o padrão de jogos de tiro em primeira pessoa, como até hoje ainda é usado em muitos lançamentos.
- Tamagotchi (1996): foi um pioneiro na ponte entre brinquedos e videogames, e abriu caminho para a gamificação que a gente encontra hoje nos mais diferentes apps para celular.
Como funciona o Hall da Fama dos Videogames
Todos os anos, o The Strong Museum of Play indica 12 finalistas para a entrada no Hall da Fama dos Videogames. E todos os anos, em uma cerimônia especial, entre quatro e seis jogos são escolhidos para fazer parte do Hall da Fama.
Este é o décimo ano da iniciativa, que começou em 2015. O Hall da Fama dos Videogames faz parte da exibição ESL Digital Worlds: High Score do museu, que permitem que os visitantes conheçam alguns dos jogos mais importantes para a história dos videogames. Ao ser selecionado para o Hall da Fama, um jogo se torna um item permanente da exposição.
Não é necessário ser exatamente um jogo ou console de videogame para entrar no Hall da Fama, apenas ter tido uma contribuição importante para a história dos videogames como indústria e como produto cultural.
No total, 45 jogos e produtos já foram adicionados ao Hall da Fama dos Videogames. Eles variam entre jogos que qualquer gamer conhece (como Resident Evil, The Last of Us, Pac Man e Doom), até alguns cuja contribuição para a história dos videogames é menos óbvia (mas não menos importante), como Paciência (sim, aquele mesmo que vem instalado no Windows) e Barbie Fashion Designer.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.