'Indie BR em 5' traça um importante panorama dos games brasileiros e resgata bons projetos ignorados - Drops de Jogos

‘Indie BR em 5’ traça um importante panorama dos games brasileiros e resgata bons projetos ignorados

O projeto apenas lança luz a estes games, mas o Drops de Jogos tem muitas outras boas novidades para o público de games em 2020.

  • por em 5 de janeiro de 2020

O Drops de Jogos iniciou 2020 com um projeto singelo e objetivo, que remonta às origens do site, mostrando ao público uma série de games brasileiros que não receberam à época de seus lançamentos a devida atenção.

Denominada Indie BR em 5, idealizada e realizada pelo editor-chefe, Pedro Zambarda, a produção se propõe a lançar diariamente um novo vídeo com duração aproximada de cinco minutos, destacando aspectos relevantes, curiosos e positivos de games brasileiros que vêm se tornando um maciço contingente de jogos digitais, mas nem sempre percebidos pelos jogadores, em razão da diferença de tratamento e atenção dados pela mídia especializada e pelo investimento em marketing, normalmente expressivo nos lançamentos de games das grandes produtoras e sempre escasso ou muito abaixo do desejável nos indies BR.

Os vídeos passaram a ser exibidos a partir do dia 1º do ano e seguem até o final de dezembro, cobrindo parcialmente a longa lista de produções nacionais, que podem já ter ultrapassado a casa dos mil games, com um número talvez muito superior, ainda a ser confirmado. Para se ter uma ideia, o Games BR: Catálogo de Jogos Digitais Brasileiros, organizado pelo pesquisador Pedro Santoro Zambon, conta com uma listagem parcial de cerca de 700 games.

Não há uma organização específica para o lançamento dos vídeos como os Mais Conhecidos ou com Melhor Vendagem e o projeto visa destacar realizações que, embora apresentem qualidade igual ou superior a muitos games internacionais, não contaram com a devida divulgação ou não tiveram a oportunidade de disputar o público com jogos das grandes publicadoras.

De início, o público já pode conferir as análises de Pedro Zambarda em cinco vídeos, acessíveis pela etiqueta Indie na aba Notícias do site ou diretamente no canal de vídeos do Drops de Jogos no YouTube. Os games apresentados, em ordem cronológica até aqui são: Blazing Chrome, do estúdio JoyMasher, Em Busca dos Tesouros, relançamento de game clássico para computadores ZX81, a dobradinha Horizon Chase World Tour e Horizon Chase Turbo e Exodemon, que subiu nesse domingo e fala sobre o FPS de Kaol Porfírio e do Roni Silva, lançado em 2019.

Obviamente, o projeto apenas lança luz a estes games, sem o importante e necessário aprofundamento sobre as criações. O decano Renato Degiovani pontuou com precisão a questão no grupo de apoiadores do Drops de Jogos: “Conheço uma dúzia de games (que ficaram desconhecidos) na mesma situação. E não estou falando de fracasso, mas de debater, expor, dissecar e entender melhor os fenômenos do mercado, para que a gente possa evoluir enquanto indústria”. Este entendimento acerca do mercado de jogos digitais e suas características regionais é também um dos desdobramentos cruciais para o jornalismo de games e será futuramente abordado nas produções decorrentes de nosso financiamento coletivo Padrim, que segue em busca de colaborações para novas empreitadas do site.

2020 está apenas começando, e o Drops de Jogos tem muitas outras boas novidades para o público de games.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments