Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Abragames participa da Gamecon Talks Acre 2023 abordando games como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) segue promovendo o crescimento da indústria nacional de jogos em todo o país e participa da Gamecon Talks Acre 2023, em Rio Branco/AC. Entre os dias 20 e 22 de setembro na Universidade Federal do Acre, (UFAC), Carolina Caravana, vice-presidente da Associação, subirá ao palco do evento para integrar discussões que abordarão diversos aspectos do ecossistema de jogos digitais no Brasil, incluindo empresas, perspectivas de desenvolvimento, momento e poder transformador dos games como ferramenta social e econômica.
Carolina, que falará ao público do evento a partir das 15h do dia 20, em um painel junto com Eros Ramos, gestor de portfólios de programas de promoção comercial internacional na ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), também aproveitará a oportunidade para apresentar dados da prévia da Segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que foi coordenada pela própria associação em parceria com a ApexBrasil. O conteúdo tem como principal objetivo fomentar a discussão sobre games por meio da união entre educação, evolução tecnológica e criatividade artística no Brasil.
Com participação de desenvolvedores, entusiastas e estudantes, o evento dialoga diretamente com a proposta de gerar um ecossistema sólido e atrativo para investimentos, estimulando a geração de empregos e levando o Brasil a conquistar resultados cada vez maiores, como explica Carolina “O Gamecon Talks reúne grandes nomes da indústria, e é uma excelente chance de valorizar o crescimento e a evolução dos games tanto no aspecto social quanto no econômico, inclusive na região Norte do Brasil. Temos certeza que os jogos têm o poder de transformar vidas, comunidades e nações de diversas maneiras, e é isso que queremos e vamos discutir”.
Para Eros Ramos, da ApexBrasil, o evento é uma grande iniciativa para demonstrar o que o mercado global de games pode representar em termos de oportunidades na geração de renda, desenvolvimento regional e inclusão. “A região norte do Brasil pode se beneficiar na geração de emprego e renda, e o evento é uma ferramenta importante para desmistificar o processo de criação de games e como pequenos estúdios podem acessar um mercado global de forma segura e organizada, independentemente de sua localização geográfica”, explica Eros.
No dia 21 de setembro, Carolina Caravana participará a partir das 10h de um painel sobre jogos e desenvolvimento regional, onde os convidados poderão debater com maior profundidade sobre a potencialização da economia local por parte dos games e pautas sobre o desenvolvimento regional com foco na criação de empregos e desafios específicos da região Norte do país. Além dela, o painel terá a participação de outros sete executivos do setor.
Já no último dia do evento, a vice-presidente da Abragames retornará ao palco para sua última participação em solo acreano. Em um painel sobre o potencial socioeconômico e de políticas públicas, Carolina participará a partir das 09h55 para debater sobre uma análise do impacto econômico dos jogos digitais, incluindo uma discussão sobre como as políticas públicas ajudam na criação de empregos e na inovação da indústria.
LEIA MAIS
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
Serviço:
Gamecon Talks Acre
20, 21 e 22 de setembro, das 9h às 18h00
UFAC, Acre – Rodovia BR 364, Km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco – AC, 69920-900
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.