Indie

ABRAGAMES lembra lançamentos de jogos brasileiros em 2022

Drops de Jogos recebeu informações da associação no ano passado. Publicamos agora. Abragames celebra ano com quase 20 jogos brasileiros lançados em plataformas de grande alcance global.

Com a proximidade do fim de um ano mágico para a indústria brasileira de games, a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) destaca os resultados conquistados no período e comemora o lançamento de 19 jogos desenvolvidos por estúdios associados em plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.

Os games lançados foram desenvolvidos no Brasil e alguns contaram com a participação de empresas internacionais em sua criação, como nos casos dos títulos dos estúdios Flux Games, Coffeenauts e Glitch Factory, que trabalharam em parceria com empresas como Xbox e Netflix. Mais do que isso, os feedbacks sobre os jogos foram bastante positivas – tanto do público nacional quanto internacional – e valorizaram ainda mais as conquistas de 2022. 

Rodrigo Terra, presidente da Abragames, comenta que o grande número de jogos lançados reflete a fase que a indústria brasileira atravessa. “Sem dúvida, vivemos o melhor momento da indústria nacional. Desde o começo da pandemia houve um aumento significativo no número de jogos sendo lançados ou desenvolvidos, e a qualidade também tem se destacado. O objetivo da Abragames é fazer com que o número cresça a cada ano e que o Brasil esteja entre os maiores produtores de games do mundo, gerando mais e mais oportunidades de negócios e de trabalho para os brasileiros.”

Para Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, o Brasil está sabendo aproveitar um momento muito propício para o crescimento da indústria e relembra que hoje existem mais políticas públicas sendo desenvolvidas para ajudar as empresas e profissionais a avançarem no desenvolvimento de jogos em todo território nacional. “O Brasil tem enxergado a indústria de jogos de uma forma diferente nos últimos anos. Um exemplo disso foi a recente aprovação do marco legal dos games pela Câmara dos Deputados, um projeto que a Abragames participou e que pode mudar a forma como os games são tratados no país”. Caravana reforça ainda que esse é só o começo de um processo para que o país se torne um polo de desenvolvimento de jogos e referência na indústria.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Cobra Kai 2: Dojos Rising. Foto: Divulgação

Entre os 19 jogos lançados em 2022, estão:

  • Ukko & Guará: Stellarbound (PC), da Maqna Interactive – Em um dia como outro qualquer, uma estrela cadente entra na atmosfera da Terra e se parte em duas. Metade cai na Finlândia, atingindo a rena Ukko, e a outra cai no Brasil, em cima do lobo Guará. A partir daí, a vida de ambos muda completamente e os jogadores acompanham os desdobramentos tendo que resolver uma série de quebra-cabeças, lidar com diferenças climáticas, e enfrentar inúmeros desafios para reunir as partes da estrela e restaurar seu poder mágico.
  • No Place for Bravery (PC e Nintendo Switch), da Glitch Factory – Aventura em que Thorn, um guerreiro aposentado e atormentado por pesadelos, encontra uma oportunidade de redenção depois de encontrar pistas sobre sua filha desaparecida há muito tempo.
  • Fobia – St. Dinfna Hotel (PC, PlayStation e Xbox), do Pulsatrix Studios – Treze Trilhas parece ser uma cidade pacata, mas as aparências enganam e o jornalista investigativo Roberto Leite Lopes sabe muito bem disso. Rumores sombrios rodeiam a história da cidade e, aparentemente, o Hotel Santa Dinfna é o principal alvo dos boatos. O jogador deve assumir o controle de Roberto na busca por respostas e pela verdade, ao mesmo tempo em que luta por sua sobrevivência.
  • Barcelona FreeStyle (mobile iOS e Android), do Hermit Crab Game Studio – Nessa jornada com muitos desafios, personagens carismáticos e narrativas únicas, o jogador precisa competir nas ligas de futebol Freestyle de Barcelona para desbloquear os atletas das equipes feminina e masculina do FC Barcelona. O game é licenciado pelo time Catalão e o usuário pode jogar com as estrelas do Camp Nou.
  • Sports Land (PC) do Hermit Crab Game Studio – Nesse metaverso, o jogador deve encarar diversas missões e desafios, além de explorar lugares inspirados nas paisagens e no melhor da cultura brasileira. Lançou também, dentro do metaverso de Sports Land, o Sports Land Stadium, ambiente inspirado no Mundial de 2022 que permite ao gamer encontrar fãs e jogadores de futebol famosos nesse ambiente virtual colaborativo, como argentino Maradona.
  • Spacelines from the Far Out (PC e Xbox), da Coffeenauts – nesse game o jogador tem a oportunidade de comandar, gerenciar e customizar sua própria linha aérea alienígena inspirada na era espacial dos anos 1960. Caótico, cooperativo e repleto do humor, o jogo adiciona muito charme e jazz aos anos dourados da aviação.
  • Cobra Kai 2: Dojos Rising (PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch), da Flux Games – Baseado na história de Cobra Kai, série que é um dos hits da Netflix, o jogo se passa no universo Karate Kid e apresenta 28 lutadores jogáveis em um divertido mergulho no universo da franquiai. Com combates velozes e divertidos, Cobra Kai 2: Dojos Rising é uma excelente opção tanto para fãs da série quanto de jogos de luta.

Sobre a Abragames

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Plataformas de streaming precisam ser reguladas, aponta debate no CCS

Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…

33 minutos atrás

Projeto quer “botão de emergência” para motoristas profissionais

Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…

41 minutos atrás

IGN Brasil publica texto importante sobre os 10 anos de combate ao GamerGate: “nada mudou”

É necessário lembrar de uma década de embates com a extrema direita

43 minutos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!