Drops de Jogos recebeu informações da associação no ano passado. Publicamos agora. Abragames celebra ano com quase 20 jogos brasileiros lançados em plataformas de grande alcance global.
Com a proximidade do fim de um ano mágico para a indústria brasileira de games, a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) destaca os resultados conquistados no período e comemora o lançamento de 19 jogos desenvolvidos por estúdios associados em plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.
Os games lançados foram desenvolvidos no Brasil e alguns contaram com a participação de empresas internacionais em sua criação, como nos casos dos títulos dos estúdios Flux Games, Coffeenauts e Glitch Factory, que trabalharam em parceria com empresas como Xbox e Netflix. Mais do que isso, os feedbacks sobre os jogos foram bastante positivas – tanto do público nacional quanto internacional – e valorizaram ainda mais as conquistas de 2022.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, comenta que o grande número de jogos lançados reflete a fase que a indústria brasileira atravessa. “Sem dúvida, vivemos o melhor momento da indústria nacional. Desde o começo da pandemia houve um aumento significativo no número de jogos sendo lançados ou desenvolvidos, e a qualidade também tem se destacado. O objetivo da Abragames é fazer com que o número cresça a cada ano e que o Brasil esteja entre os maiores produtores de games do mundo, gerando mais e mais oportunidades de negócios e de trabalho para os brasileiros.”
Para Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, o Brasil está sabendo aproveitar um momento muito propício para o crescimento da indústria e relembra que hoje existem mais políticas públicas sendo desenvolvidas para ajudar as empresas e profissionais a avançarem no desenvolvimento de jogos em todo território nacional. “O Brasil tem enxergado a indústria de jogos de uma forma diferente nos últimos anos. Um exemplo disso foi a recente aprovação do marco legal dos games pela Câmara dos Deputados, um projeto que a Abragames participou e que pode mudar a forma como os games são tratados no país”. Caravana reforça ainda que esse é só o começo de um processo para que o país se torne um polo de desenvolvimento de jogos e referência na indústria.
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Entre os 19 jogos lançados em 2022, estão:
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda
Testamos o SpatialLabs View, o “VR sem óculos” da Acer. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Mais de R$ 3 mil
Um programa foi bem
Centenas foram demitidos e olha que a Record não anda bem das pernas
Chega em novembro
Produção para streaming