Alguns números sobre política de fomento para games. Por Por Pedro Zambon - Drops de Jogos

Alguns números sobre política de fomento para games. Por Por Pedro Zambon

Para desmentir quem fala em “desperdício de dinheiro público”

Controle

Controle de videogame. Foto: Wikimedia Commons

Publicado originalmente no perfil do autor no Facebook

Alguns números legais pra quando alguém falar que política de fomento é “desperdício de dinheiro público”.

Compartilhando algumas informações sobre a eficácia das políticas públicas pra games, no caso Francês:

Desde a implementação do crédito tributário de videogame em 2008, a receita para o Estado associada a essas despesas foi estimada em 88 milhões de euros até 2014, valor superior ao total de créditos tributários concedidos no período (50,9 milhões de euros).

A eficácia do sistema pode ser medida calculando-se, para cada euro de crédito tributário pago, o valor gasto no setor e a receita tributária associada. Para cada euro de crédito fiscal pago em 2013, foram gastos 8 € de despesas na indústria de videogames, gerando 1,8 € de receitas tributárias e sociais coletadas pelo Estado.

Entre 2008 e 2014 o crédito fiscal concedido a videogames totalizou 38,8 milhões de euros. As despesas na França das obras que se beneficiaram deste dispositivo representaram 345,1 milhões de euros. A receita para o Estado gerada por essas despesas é estimada em 78,3 milhões de euros, um saldo positivo para o Estado entre receitas e crédito fiscal concedido no valor de 39.5 M €. Ou seja, o Estado Francês recebeu 39.5 M € a mais do que investiu na indústria em 6 anos (38.8 M €).

Pedro Santoro Zambon é professor, consultor e doutor em Comunicação pela UNESP em Bauru. Desenvolveu o Games BR, catálogo de jogos desenvolvidos desenvolvidos no Brasil..

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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