Conheça O SOM DA SECA E DO SERTÃO no jogo indie brasileiro Árida com novas músicas - Drops de Jogos

Conheça O SOM DA SECA E DO SERTÃO no jogo indie brasileiro Árida com novas músicas

Drops Debate 219

Victor Hime. Foto: Reprodução/YouTube

Victor Hime. Foto: Reprodução/YouTube

Confira O SOM DA SECA E DO SERTÃO no jogo indie brasileiro Árida com novas músicas. Nós entrevistamos o Victor Hime da Flutu no Drops Debate 219.

“ÁRIDA: Backland’s Awakening“, um jogo desenvolvido pela empresa baiana AOCA Game Lab, sob a liderança de Filipe Pereira e Victor Cardozo, é uma obra que captura a essência da vida do sertão baiano no século 19, próximo do episódio histórico da Guerra de Canudos.

O jogo apresenta a jornada de Cícera, uma menina de 13 anos que, para fugir dos efeitos da seca, planeja a ida para o povoado de Canudos com o vô Tião. Com uma narrativa e personagens profundamente enraizados na cultura nordestina, “ÁRIDA” não só destaca a riqueza da história regional brasileira, mas também oferece aos jogadores uma experiência imersiva e educativa.

Convidada pela equipe da AOCA, a Flutu Music, estúdio brasileiro especializado em música  áudio para jogos, acaba de concluir sua colaboração para enriquecer a experiência sonora do jogo ‘ÁRIDA’, que agora se expande para consoles, PCs e dispositivos móveis. Sob a liderança sonora de Victor Hime, a equipe da Flutu Music imprimiu uma nova sonoridade ao jogo, aprofundando a imersão na narrativa situada no sertão baiano do século XIX.

Victor Hime expressou o orgulho e a conexão da equipe com o projeto: “Colaborar com ‘ÁRIDA’ foi uma honra. Nossa equipe tem uma ligação íntima com a cultura nordestina, e este projeto foi uma oportunidade preciosa para explorarmos nossas referências culturais e musicais, trazendo-as para o coração do jogo.”

Inspirados pela rica tradição musical do Nordeste, a produtora abraçou a tarefa de reimaginar as músicas para as cenas cinemáticas de “ÁRIDA”. Empregando instrumentos tradicionais como sanfona, violão, rabeca e pífanos, a equipe conseguiu capturar não apenas a essência do sertão, mas também adicionar uma nova camada emocional à jornada de Cícera, a protagonista do jogo. Escolhendo sons orgânicos e autênticos, eles recriaram o ambiente rústico do sertão baiano do século XIX, trazendo à tona desde os sons característicos da caatinga até os detalhes mais minuciosos da vida cotidiana.

De acordo com Filipe Pereira, Game Designer Líder e Produtor na Aoca, “a participação da Flutu nos permitiu adicionar novas camadas ao mundo de ÁRIDA. A parte sonora sempre cumpriu um papel fundamental na imersão e na ambientação do nosso jogo. E agora, com a possibilidade de produzir novos temas e efeitos sonoros, sentimos que está inaugurado um novo padrão de qualidade para os próximos jogos da série!” 

A colaboração com a Aoca Game Lab revelou-se uma parceria sinérgica, unindo duas equipes com um profundo respeito pela cultura brasileira e um compromisso com a excelência na produção de jogos. Agora, o resultado é um jogo que não só conta uma história fascinante, mas também a imerge em uma paisagem sonora rica e autêntica.

A nova versão de “ÁRIDA” com a experiência sonora já está lançada e é uma experiência inovadora e envolvente para os jogadores. Jogue o jogo acessando as páginas:

Apple Store: https://apps.apple.com/es/app/arida-backlands-awakening/id1639526726 

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AocaGameLab.Arida&hl=es 

Steam: https://store.steampowered.com/app/907760/ARIDA_Backlands_Awakening/

A Importância da Experiência Sonora em “ÁRIDA”

O papel do design de som e da música em “ÁRIDA” transcende a mera estética; é uma peça chave na construção da experiência do jogador. A colaboração da Flutu Music com a Aoca Game Lab ilustra como um áudio bem planejado e executado pode enriquecer um jogo.

Engajamento do Jogador e Imersão no Jogo

Em “ÁRIDA”, a trilha sonora e os efeitos sonoros desempenham um papel crucial no engajamento do jogador. A música e os sons da caatinga, cuidadosamente escolhidos e implementados pela, ajudam a criar uma conexão mais profunda do jogador com o ambiente do jogo e sua narrativa.

Navegação e Jogabilidade

O som de um jogo não é apenas uma questão de ambientação; ele também orienta a jogabilidade. Em “ÁRIDA”, as mudanças sutis na música e nos efeitos sonoros agem como pistas auditivas, ajudando os jogadores a navegar pelo mundo do jogo e a se conectar mais profundamente com a história e os personagens.

Esta abordagem é um exemplo perfeito do impacto que um áudio bem executado pode ter em um jogo. A  colaboração entre a Aoca Game Lab e a Flutu Music mostra como o áudio, quando feito com habilidade e sensibilidade, pode elevar um jogo de uma experiência divertida para algo verdadeiramente memorável e significativo.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Victor Hime. Foto: Reprodução/YouTube

Victor Hime. Foto: Reprodução/YouTube

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments