Drops de Jogos recebeu informações oficiais. A Bird Game Jam Tour 2025, evento que une tecnologia, cultura e meio ambiente, amplia sua atuação e será realizada em quatro cidades paulistas: Botucatu, São Paulo e Miracatu. Com o objetivo de fomentar a inovação no setor de jogos digitais.
E o objetivo de destacar a rica diversidade de aves do Brasil, o evento acontecerá em duas etapas ao longo do ano.
Na primeira fase, que ocorre no primeiro semestre de 2025, programadores, designers e roteiristas terão 48 horas para desenvolver jogos interativos com mecânicas e narrativas baseadas no comportamento das aves e suas interações ecológicas. O evento contará com mentorias exclusivas de especialistas da indústria de games e ornitólogos, garantindo suporte criativo e técnico aos participantes.
As edições serão realizadas nos seguintes locais e datas:
- Botucatu – 28 a 30 de março | SENAI Botucatu
- São Paulo – 23 a 25 de maio | Goethe-Institut São Paulo
- Miracatu – Experiência imersiva no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil
Na segunda fase, prevista para o segundo semestre, os jogos desenvolvidos serão apresentados ao público em eventos de ecoturismo e observação de aves nos municípios de Botucatu, São Paulo, Ilhabela e Peruíbe. A proposta é levar a produção nacional de games para além do nicho tradicional, conectando-a com novos públicos, como birdwatchers, fotógrafos e entusiastas da biodiversidade. Em cada evento, monitores apresentarão os jogos, disponibilizando laptops e fones de ouvido para que os visitantes possam experimentar as criações.
“O objetivo da Bird Game Jam é conectar os participantes ao universo das aves brasileiras, incentivando a conservação ambiental e trazendo autenticidade aos jogos desenvolvidos no Brasil, enriquecendo os projetos com identidade nacional”, afirma Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras da jam. “Queremos consolidar o projeto como referência em inovação e impacto ambiental, utilizando a tecnologia e o entretenimento digital para promover a valorização da cultura e da biodiversidade brasileira.”
“Mais do que um espaço para inovação no setor de games, a iniciativa se alinha às premissas da Economia Criativa, promovendo a interseção entre cultura, tecnologia e sustentabilidade. Ao reunir desenvolvedores, pesquisadores e entusiastas da natureza, a Bird Game Jam fortalece a colaboração interdisciplinar e impulsiona a criação de jogos que geram impacto ambiental e cultural, conectando conhecimento científico, arte e engajamento social”, afirma Lia Fuziy, organizadora da jam.
Os participantes contarão com mentorias de especialistas reconhecidos no setor, incluindo:
- Lucas Mattos – Co-fundador do estúdio Long Hat House e um dos desenvolvedores de Dandara, referência entre os jogos brasileiros.
- João Brant – Programador, designer e co-fundador do estúdio Long Hat House. Um dos desenvolvedores de Dandara, listado entre os 10 melhores jogos de 2018 segundo a TIME.
- Thommaz Kauffmann – Compositor e sound designer para jogos há 12 anos. Trabalhou em Dandara, Mind Over Magic, Grapple Dog, Oniken, entre outros títulos.
- Igor Odi – Formado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente trabalha como Tech Artist na Rogue Snail e, nos tempos livres, é observador e fotógrafo de aves.
- Dani Serranú – Pianista, compositora e sound designer de jogos há mais de 4 anos. Trabalhou em Five Night’s at Freeddy’s: Security Breach, Pacific Drive, Moonleap e Super Magbot. Tem passagem pela empresa canadense A Shell In The Pit e Mad Mimic no jogo Mark of the Deep
- Victoria Motta – Ilustradora e artista 2D com especialização em jogos digitais. Trabalha desde 2020 na área e já passou por estúdios como Mad Mimic, Webcore Games e Split Studio. Atuou como diretora de arte no jogo Turi – Kaapora, dentro da Vortex Indie Games.
- Natália Allenspach – Bióloga e observadora de aves. Mantém o blog “A Passarinhóloga” desde 2011, onde compartilha dicas de livros, filmes, documentários e eventos sobre o tema.
- Gersony Jovchelevich – Estuda e observa aves desde 2005. Publicou três guias de identificação de aves e criou o canal “Fundo de quintal Fauna Silvestre”, onde mostra interrelações dinâmicas das aves.
O evento é aberto para participantes com 18 anos ou mais e de todos os níveis de experiência. Seja para profissionais da indústria ou para quem deseja aprender mais sobre desenvolvimento de jogos ou sobre passarinhos brasileiros, a Bird Game Jam Tour 2025 oferece um ambiente inclusivo e colaborativo. Os jogos da edição 2024 já estão disponíveis gratuitamente na plataforma itch.io/jam/bird-game-jam.
A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), da SAVE Brasil, do Goethe-Institut São Paulo, do Legado das Águas, além da Secretaria de Turismo de Botucatu e do Senai Botucatu.
RESUMO
birdgamejam.com
Edição Botucatu: 28 a 30 de março – SENAI Botucatu
Edição São Paulo: 23 a 25 de maio – Goethe-Institut São Paulo
Edição Miracatu: 25 a 27 de julho – Legado das Águas
Público: pessoas com 18 anos ou mais, com interesse em programação, arte, som, narrativa e afins, incluindo entusiastas, estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais.
Realização:
PROAC SP
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Governo do Estado São Paulo
Apoio:
Avistar Brasil
SAVE Brasil
Goethe-Institut São Paulo
Secretaria de Turismo de Botucatu
SENAI-SP
Legado das Águas
ONOVOLAB

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.