Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras” - Drops de Jogos

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”

A primeira edição do ano acontece em Botucatu nos dias 28, 29 e 30 deste mês e abre inscrições segunda (10) em birdgamejam.com

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. A Bird Game Jam Tour 2025, evento que une tecnologia, cultura e meio ambiente, amplia sua atuação e será realizada em quatro cidades paulistas: Botucatu, São Paulo e Miracatu. Com o objetivo de fomentar a inovação no setor de jogos digitais.

E o objetivo de destacar a rica diversidade de aves do Brasil, o evento acontecerá em duas etapas ao longo do ano.

Na primeira fase, que ocorre no primeiro semestre de 2025, programadores, designers e roteiristas terão 48 horas para desenvolver jogos interativos com mecânicas e narrativas baseadas no comportamento das aves e suas interações ecológicas. O evento contará com mentorias exclusivas de especialistas da indústria de games e ornitólogos, garantindo suporte criativo e técnico aos participantes.

As edições serão realizadas nos seguintes locais e datas:

  • Botucatu – 28 a 30 de março | SENAI Botucatu
  • São Paulo – 23 a 25 de maio | Goethe-Institut São Paulo
  • Miracatu – Experiência imersiva no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil

Na segunda fase, prevista para o segundo semestre, os jogos desenvolvidos serão apresentados ao público em eventos de ecoturismo e observação de aves nos municípios de Botucatu, São Paulo, Ilhabela e Peruíbe. A proposta é levar a produção nacional de games para além do nicho tradicional, conectando-a com novos públicos, como birdwatchers, fotógrafos e entusiastas da biodiversidade. Em cada evento, monitores apresentarão os jogos, disponibilizando laptops e fones de ouvido para que os visitantes possam experimentar as criações.

“O objetivo da Bird Game Jam é conectar os participantes ao universo das aves brasileiras, incentivando a conservação ambiental e trazendo autenticidade aos jogos desenvolvidos no Brasil, enriquecendo os projetos com identidade nacional”, afirma Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras da jam. “Queremos consolidar o projeto como referência em inovação e impacto ambiental, utilizando a tecnologia e o entretenimento digital para promover a valorização da cultura e da biodiversidade brasileira.”

“Mais do que um espaço para inovação no setor de games, a iniciativa se alinha às premissas da Economia Criativa, promovendo a interseção entre cultura, tecnologia e sustentabilidade. Ao reunir desenvolvedores, pesquisadores e entusiastas da natureza, a Bird Game Jam fortalece a colaboração interdisciplinar e impulsiona a criação de jogos que geram impacto ambiental e cultural, conectando conhecimento científico, arte e engajamento social”, afirma Lia Fuziy, organizadora da jam.

Os participantes contarão com mentorias de especialistas reconhecidos no setor, incluindo:

  1. Lucas Mattos – Co-fundador do estúdio Long Hat House e um dos desenvolvedores de Dandara, referência entre os jogos brasileiros.
  2. João Brant – Programador, designer e co-fundador do estúdio Long Hat House. Um dos desenvolvedores de Dandara, listado entre os 10 melhores jogos de 2018 segundo a TIME.
  3. Thommaz Kauffmann – Compositor e sound designer para jogos há 12 anos. Trabalhou em Dandara, Mind Over Magic, Grapple Dog, Oniken, entre outros títulos.
  4. Igor Odi – Formado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente trabalha como Tech Artist na Rogue Snail e, nos tempos livres, é observador e fotógrafo de aves.
  5. Dani Serranú – Pianista, compositora e sound designer de jogos há mais de 4 anos. Trabalhou em Five Night’s at Freeddy’s: Security Breach, Pacific Drive, Moonleap e Super Magbot. Tem passagem pela empresa canadense A Shell In The Pit e Mad Mimic no jogo Mark of the Deep
  6. Victoria Motta – Ilustradora e artista 2D com especialização em jogos digitais. Trabalha desde 2020 na área e já passou por estúdios como Mad Mimic, Webcore Games e Split Studio. Atuou como diretora de arte no jogo Turi – Kaapora, dentro da Vortex Indie Games.
  7. Natália Allenspach – Bióloga e observadora de aves. Mantém o blog “A Passarinhóloga” desde 2011, onde compartilha dicas de livros, filmes, documentários e eventos sobre o tema.
  8. Gersony Jovchelevich – Estuda e observa aves desde 2005. Publicou três guias de identificação de aves e criou o canal “Fundo de quintal Fauna Silvestre”, onde mostra interrelações dinâmicas das aves.

O evento é aberto para participantes com 18 anos ou mais e de todos os níveis de experiência. Seja para profissionais da indústria ou para quem deseja aprender mais sobre desenvolvimento de jogos ou sobre passarinhos brasileiros, a Bird Game Jam Tour 2025 oferece um ambiente inclusivo e colaborativo. Os jogos da edição 2024 já estão disponíveis gratuitamente na plataforma itch.io/jam/bird-game-jam.

A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), da SAVE Brasil, do Goethe-Institut São Paulo, do Legado das Águas, além da Secretaria de Turismo de Botucatu e do Senai Botucatu.

RESUMO

birdgamejam.com
Edição Botucatu: 28 a 30 de março – SENAI Botucatu
Edição São Paulo: 23 a 25 de maio – Goethe-Institut São Paulo
Edição Miracatu: 25 a 27 de julho – Legado das Águas
Público: pessoas com 18 anos ou mais, com interesse em programação, arte, som, narrativa e afins, incluindo entusiastas, estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais.

Realização:

PROAC SP

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Governo do Estado São Paulo

Apoio:

Avistar Brasil

SAVE Brasil

Goethe-Institut São Paulo

Secretaria de Turismo de Botucatu

SENAI-SP

Legado das Águas 

ONOVOLAB

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Bird Game Jam Tour 2025: maratona de criação de videogames chega a quatro cidades paulistas com o tema “aves brasileiras”. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments