Drops de Jogos recebeu informações oficiais da associação. Abragames promove a segunda edição da Brazil Games Week (BGW), em parceria com a ApexBrasil e o Ministério de Relações Exteriores (MRE).
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), por meio do Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), e em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), anuncia a segunda edição da Brazil Games Week (BGW), uma ação de promoção internacional, que acontece on-line de 26 a 30/9 na página oficial da iniciativa. O objetivo da ação é levar mais informações sobre o potencial da indústria brasileira ao maior número de países, de forma sinérgica e coordenada, criando novos relacionamentos comerciais e pontes culturais entre o Brasil e os países participantes da campanha.
Durante uma semana, o público poderá acompanhar, pelo site oficial da ação, uma série de atividades, palestras e painéis, que foram gravados por grandes nomes do mercado mundial e nacional, além de compartilhar informações relevantes sobre o universo dos jogos eletrônicos. Os painéis estimulam a captação de novos investidores e publishers internacionais para projetos desenvolvidos no país.
Um dos diferenciais é que, ao longo da semana, a iniciativa será compartilhada por mais de 40 postos do Ministério de Relações Exteriores, que representam o Brasil em diversos consulados e embaixadas ao redor do mundo. Os postos estarão conectados e promovendo a programação no idioma do país onde estão baseados. O programa contará com conteúdos diferentes a cada dia.
Entre os temas que serão abordados estão: o momento da indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil e os resultados da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames; os investimentos de empresas estrangeiras em estúdios nacionais, o grande potencial da indústria do país, iniciativas de desenvolvimento externo (XD) em jogos digitais, os melhores games nacionais (finalistas e vencedores do BIG Festival 2022) e os principais cases brasileiros no setor.
Para Rodrigo Terra, presidente da Abragames, a realização da Brazil Games Week, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e a ApexBrasil, abre diversas oportunidades para as empresas brasileiras. “Nossa indústria vive seu melhor momento e tem potencial para crescer cada vez mais. Temos jogos de altíssima qualidade e realizar uma campanha como essa nos permite mostrar a outros países a qualidade dos nossos projetos, o talento e a criatividade dos nossos profissionais”.
Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, corrobora com a análise e acrescenta que o objetivo da Abragames é apresentar um caminho fértil para as desenvolvedoras nacionais crescerem cada vez mais. “Este ano, participamos de diferentes eventos internacionais e mostramos ao mundo o nosso potencial. Com a Brazil Games Week, temos a possibilidade de falar diretamente com os investidores internacionais e posicionar a indústria brasileira em um lugar de destaque”.
Na agenda da BGW estão as apresentações de Shuhei Yoshida, Head de Indies Initiative da PlayStation, e de Takashi Tokita, lendário criador de Final Fantasy, realizadas durante o BIG Festival. Além disso, a programação apresenta entrevistas gravadas exclusivamente para a BGW com especialistas da indústria de games do Brasil e do exterior.
Mais informações sobre Abragames podem ser vistas no site oficial da associação.
1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Entenda melhor