Setor desenvolvedor de jogos do Ceará apresenta mapeamento para governo - Drops de Jogos

Setor desenvolvedor de jogos do Ceará apresenta mapeamento para governo

Informações são da ASCENDE; SEBRAE está nessa parceria

Setor desenvolvedor de jogos do Ceará apresenta mapeamento para governo

Setor desenvolvedor de jogos do Ceará apresenta mapeamento para governo. Foto: Divulgação

No dia 10 de outubro de 2023 ocorreu a solenidade de apresentação do Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará com participação da ASCENDE Jogos, a associação regional do estado. No encontro foram apresentados o Mapeamento Setorial do Ceará e o Plano Estratégico, Operacional e Financeiro para os próximos cinco anos.

De acordo com as pessoas no encontro, foi firmado o compromisso de secretarias do governo Elmano de Freitas (PT), federações e demais entidades de apoiar o desenvolvimento do setor no estado através de políticas públicas, mecanismos de fomento e qualificação.

PROGAMES CE é um planejamento estratégico, operacional e financeiro para promover o desenvolvimento sustentável da Indústria de Jogos do Ceará e posicionar o estado como um polo de destaque em nível nacional e internacional nos próximos cinco anos.

O que é o PROGAMES CE e sua parceria com o SEBRAE

Esse documento foi uma iniciativa do SEBRAE CE e elaborado pela Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (ASCENDE Jogos) através de um Grupo de Trabalho que teve membros da Associação, do IGDA Fortaleza, do Conselho de Cultura do Estado, Universidades, entre outros participantes.

O trabalho dele iniciou no fim de 2022 e ele foi concluído no primeiro semestre de 2023, desde então nós estamos realizando a sua execução experimental e já colhendo muitos frutos disso, como maior apoio governamental, o que se refletiu na LPG [Lei Paulo Gustavo, que está fomentando novos editais públicos], planejamento de políticas públicas próprias do setor e o reforço às iniciativas já existentes, como o Programa SEBRAE DEVELOPERS.

Segundo o SEBRAE, eles vão formar mais de 700 desenvolvedores somente em 2022 no estado inteiro, e as Missões de Negócios ao BIG Festival, onde o Ceará esteve com 12 empresas neste evento.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Setor desenvolvedor de jogos do Ceará apresenta mapeamento para governo. Foto: Divulgação

A solenidade

O encontro do dia 10 ocorreu no SEBRAE CE com a comunidade de devs, professores, empresários, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Agência de Desenvolvimento Econômico, sociedade civil organizada e representantes do poder público, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Ciência e Tecnologia, entre outras.

Os presentes firmaram o compromisso de reforçar o suporte ao setor e expandir as iniciativas existentes e que estarão alinhadas já via Acordos de Cooperação para a realização das ações que já estão sendo pensadas para 2024.

Essas informações foram enviadas ao Drops de Jogos pela ASCENDE.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments