Children of YOHH é o vencedor da Epic Game Jam SP; evento ocorreu em seis capitais - Drops de Jogos

Children of YOHH é o vencedor da Epic Game Jam SP; evento ocorreu em seis capitais

O indie game Children of YOHH, um jogo de arena cujo objetivo é derrotar o totem do adversário com uma espada lendária, foi o grande vencedor da maratona Epic Games Jam de São Paulo, entre os dias 14 e 16 de abril em plena Páscoa. No feriado religioso vinculado à ressurreição de Jesus Cristo, era possível ver o espírito de renovação em mais de 100 pessoas presentes na edição paulistana, divididas em 12 equipes. A final nacional será em junho.

Foto: Pedro Zambarda/Drops de Jogos

O Rio de Janeiro reuniu mais de uma centena de pessoas e ainda ocorreu em Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. A organização em São Paulo ficou por conta de Marcos Gonçalves, atualmente representante do IGDA-SP e do SPJam, e teve um corpo de jurados especial para avaliar os games desenvolvidos em 48 horas.

Moacyr Alves (ACIGAMES, Drops de Jogos e ESL Brasil), Paulo Luis Santos (ABRAGAMES e Flux Game Studio), Alexandre Kikuchi (T4 Interactive) e Reinaldo Ramos (T4 Interactive e PUCSP) foram os avaliadores. Cada um deles abordou aspectos distintos dos games e de suas propostas. Moacyr analisou mais a viabilidade comercial e sua ligação com eSports, quando Paulo Luis abordou questões artísticas e a própria ideia de cada título. Reinaldo e Kikuchi aprofundaram os aspectos técnicos, como programação e level design.

E os jogos trouxeram propostas que variaram em abordagem e nas suas metodologias.

Children of YOHH, desenvolvido por Lucas Antunes Estanislau Ribeiro (IndieSide, ex-Redzero) e seu grupo de desenvolvedores, foi vencedor por trazer o combate MOBA 2D online para uma batalha de eliminação de totens com uma espada gigante. O jogo chamou atenção da banca por seu design refinado e ideia bem fechada, do começo ao fim, além de um gameplay completo na apresentação. Teve o trabalho de Rômulo Gomes, Cinthia Kikuchi e Otávio Imon.

Segundo lugar merecido, CISA (Circuito Internacional de Simulação Automobilística) é um jogo multiplayer offline dividido em quatro telas que lembra Mario Kart e GondenEye para Nintendo 64, trazendo carros em neon e focado na diversão dos usuários. Mais inclusivo e também focado no público feminino, Folk Party teve o trabalho de ilustração minimalista da ilustradora Maria Lúcia Rigon, irmã de Daniela Rigon, repórter e colaboradora do Drops de Jogos.

Ainda no 2D, mas trazendo elementos retrôs, Sweet Dreams é um jogo que lida com um pai que tem uma filha que sofreu um grave acidente. No enredo, ele deve mergulhar na mente dela e reviver histórias sobre heróis que contava antes dela dormir. O jogo traz uma promessa interessante e bem ambientada para tratar de traumas humanos. Araceli, focado para psicólogos e entidades governamentais, é um game que quer tratar de traumas e abuso sexual infantil numa jogabilidade similar ao indie game consagrado Limbo.

Um game inspirado no jogo Gato Mia foi desenvolvido para mobile – o que arrancou gargalhadas dos jurados – e houve ainda o projeto Delta Risk, focado em realidade virtual para robôs gigantes. O músico Thiago Adamo (PXLDJ) também trabalhou orientando e desenvolvendo som com os desenvolvedores. Muitas ideias foram discutidas na maratona, o que é objetivo de toda gamejam.

O Drops de Jogos fez entrevistas em vídeo via Facebook. Você pode visualizar uma conversa com os vencedores, os criadores do game Folk Party e Moacyr Alves na internet.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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