O evento ocorrerá do dia 27 de junho até 5 de julho, sendo que na segunda-feira(29) não abre. Já o fórum de negócios do BIG será nos dias 1, 2 e 3 de julho. É a primeira vez uma produção nacional como Treeker disputa na categoria. São 30 os finalistas da competição principal do BIG, separados em oito categorias: Melhor Jogo, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Inovação, Revelação Brasil, Melhor Gameplay e Melhor Jogo Educacional ou de Aprendizagem.
O BIG Festival, no ano passado, recebeu 8 mil pessoas de público. A entrada é gratuita e o público pode testar os games. Será realizado no Centro Cultural São Paulo, perto da estação Vergueiro do metrô, próximo da Avenida Paulista.
Foram 492 inscritos de 44 países diferentes nesta edição de 2015. Mais da metade deles (261) foram de games produzidos no Brasil. O prêmio de R$ 45 mil será dividido da seguinte forma: Melhor Jogo (R$ 15 mil), Revelação Brasil (R$ 15 mil), Melhor Jogo Educacional (R$ 10 mil). A votação foi realizada por profissionais da área, como o presidente da ABRAGAMES, Ale McHaddo. Outros R$ 5 mil irão para o game eleito pelos visitantes do evento.
Treeker: Os Óculos Perdidos também concorre ao prêmio de “Revelação Brasil”. No BIG 2014, nesta categoria venceu Aritana e a Pena da Harpia, da Duaik Entretenimento.
Seguem os classificados deste ano no BIG Festival em suas categorias.
Melhor Jogo
- This War of Mine (11 bit studios), da Polônia
- Treeker: Os Óculos Perdidos (Blu Box Soft), do Brasil
- Event[0] (Ocelot Society), da França
- Lumino City (State of Play Games), da Inglaterra
- Mekazoo (Good Mood Creators), dos Estados Unidos
Revelação Brasil
- Odallus: The Dark Call (JoyMasher)
- Toren (Swordtales)
- Treeker: Os Óculos Perdidos (Blu Box Soft)
- Momodora 3 (rdein)
- Magenta Arcade (Long Hat House)
Melhor Som
- Klang (tinimations), da Noruega
- Inside My Radio (Seaven Studio), da França
- Apotheon (Alien Trap Games), do Canadá
- Thumper (Drool), Coreia do Sul
- Mekazoo (Good Mood Creators), Estados Unidos
Melhor Arte
- Lumino City (State of Play Games), da Inglaterra
- Plug & Play (etter studio), da Suíça
- The Coral Cave (Atelier Sentô), da França
- Treeker: Os Óculos Perdidos (Blu Box Soft), do Brasil
- This War of Mine (11 bit studios), da Polônia
Melhor Narrativa
- Dead Synchronicity: Tomorrow Comes Today (Fictiorama Studios), da Espanha
- Event[0] (Ocelot Society) da França
- This War of Mine (11 bit studios), da Polônia
- ULTRAWORLD (Neon Serpent), dos Estados Unidos
- Three Fourths Home ([bracket]games), dos Estados Unidos
Inovação
- Tribal & Error (Grotman), da Holanda
- Event [0] (Ocelot Society), da França
- Plug & Play (etter studio), da Suíça
- NOVA-111(Funktronic Labs), dos Estados Unidos
- Find The Line (Stigol), da Ucrânia
Melhor Gameplay
- A Good Snowman is Hard to Build (Draknek), da Inglaterra
- Circa Infinity (projeto de faculdade de Kenny Sun, New York University), dos Estados Unidos
- Klang (tinimations), da Noruega
- Big Action Mega Fight (Execution Labs, Inc), do Canadá
- Okhlos (Coffee Powered Machine), da Argentina
Educação e Aprendizado
- Learn Japanese with Tako – Hiragana, Katakana, Kanji and Romaji (Grogshot Games), da Espanha
- Niche: A Genetics Survival Game (Playful Oasis), da Suíça
- Synonymy (Christopher Jarvis), dos Estados Unidos
- Wyz (Patricia da Silva Leite), do Brasil
Confira, abaixo, o trailer de Treeker, o jogo brasileiro finalista.
Via Geração Gamer
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