O que são jogos arte? Como podemos subverter a linguagem dos videogames? Nos dias 13,14,15 e 16 de março de 2017 ocorreu a primeira edição da Oficina de Criação de Jogos Arte ministrada por João Ricardo Bittencourt na Unisinos – Espaço CIEE, em Porto Alegre.
A oficina foi promovida pelo Fumproarte da Secretaria de Cultura da cidade de Porto Alegre como parte do projeto de jogo arte de Bittencourt contemplado com a bolsa Décio Freitas. Além da pesquisa e da oficina a bolsa serviu para criação de um pequeno coletivo de artesãos digitais que produzem jogo arte em Porto Alegre e região metropolitana, o Piolho de Cobra. A oficina também contou com apoio da Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da Unisinos.
Durante a oficina foram produzidos oito jogos arte, alguns ainda encontram em fase de desenvolvimento:
- Perpetuus de Gerson Klein uma experiência sobre o nascimento e a criação;
- Endo de Camila Peres sentir as frustrações de conviver com a endometriose;
- PL4T0 de Lucas Molina controle uma Inteligência Artificial que deve determinar o destino de uma nave geracional;
- Reação de Bryan Mayer perceba que toda ação tem uma reação em nossa sociedade;
- Hidden in the Clouds de Eric Flório contemple as nuvens e deixe sua imaginação achar diferentes formas;
- Balance of Effort de Fabio Damian é um jogo arte sobre uma jornada que todos nós percorremos e que nos afeta de uma forma ou de outra;
- passo de Luiz Augusto Wendt é um jogo processo existencialista que pega certos momentos e aspectos e traduz eles em pequenas vinhetas que tentam capturar o sentimento vivenciado.
- (in)Adequado de Bernardo Cortizo de Aguiar uma experiência interativa sobre a sensação de inadequação e não-pertencimento que todos nós sentimos, sobre transitar por esses não lugares.
Confira todos os jogos que podem ser jogados diretamente no browser, o Piolho de Cobra no itchio e a página oficial, além da fanpage no Facebook.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.