Conheça os softs que ajudam iniciantes a criar games sem precisar programar - Drops de Jogos

Conheça os softs que ajudam iniciantes a criar games sem precisar programar

Muitos programas ajudam a produzir games relativamente simples ou elaborados sem exigir conhecimentos de programação dos desenvolvedores.

  • por em 24 de março de 2016
Imagem> fotomontagem

Com a abertura das oportunidades para o mercado global de games através das lojas online está cada vez mais fácil arriscar suas produções e tentar a carreira como desenvolvedor de jogos. A programação dos projetos, no entanto, ainda é uma barreira que exige conhecimento técnico e empenho dos profissionais e limita as possibilidades de criação apenas aos conhecedores de codificação.

Para sanar este problema e oferecer opções aos criadores que não detém esta expertise, apresentamos neste artigo alguns softwares que possibilitam a criação de games sem que o desenvolvedor precise conhecer programação. São, em sua maioria, programas relativamente simples de usar e com capacidades limitadas de desenvolvimento de games, mas que podem ser úteis para quem não teve a chance de se especializar na construção de bits mas quer exercitar sua verve criativa com jogos digitais.

Neste primeiro artigo, elencamos 7 programas que podem facilitar a realização de seu projeto de jogos com comandos simples e algum empenho pessoal. Que não se esperem resultados como Uncharted ou GTA 5, mas não há dúvidas quanto ao poder destes recursos somado à inventividade dos apaixonados por games. Mãos à obra:

3D Rad
Baseado na estrutura de scripts básicos e um potente editor, o programa permite criar jogos em 3D a partir de uma vasta biblioteca de recursos entre objetos e animações tridimensionais, exibindo informações sobre comportamentos e propriedades dos elementos enquanto o desenvolvedor experimentaas possibilidades de criação. O programa é inteiramente gratuito.
Download: http://3drad.org/downloads

Clickteam Fusion
Programa que permite criar games em estilo plataforma para sistemas como Windows, iOS, Android, Ouya e HTML5. O software tem recursos avançados como física objetos com motor Box2D para partículas, magnetismo e deslocamento de vento, sistema de fácil gerenciamento de objetos e outros elementos como uma biblioteca de artes pronta para usar, mesmo para a versão de avaliação do produto. A versão do programa para a criação de games sai a €79.
Download: http://www.clickteam.com/clickteam-fusion-2-5-free-edition

Blockly
Desenvolvido pelo Google, Blockly é uma biblioteca de recursos para a construção de editores em programação visual. O processo de criação de games com o programa, como o próprio nome evidencia, segue a lógica da união de pedaços de programação compilados na forma de blocos, gerando o resultado pretendido. A maioria dos projetos com o sistema é voltado à área educacional.
Download: Developers.Google.com/Blocky

Wimi5
Wimi5 é um sistema completo de desenvolvimento de games para HTML5 com ferramentas avançadas para criação dos mais variados tipos de projetos e jogos digitais. Totalmente visual na apresentação e forma de uso, o programa é composto de dois ambientes para criação, sendo um Editor Lógico e um Editor de Cenas, que demonstram as possibilidades de criação de forma sequencial e didática. O programa roda direto nos navegadores de internet e não exige download.
Site: http://wimi5.com/

Arcade Game Studio
Com visual retrô, o Arcade Game Studio, como sugere o nome, apresenta ferramentas básicas para produzir games em estilo arcade, com jeitão de anos 80. Os shooters verticais e games de plataforma são os exemplos mais comuns, mas o sistema permite boas criações em outros gêneros, dependendo do empenho do desenvolvedor. Embora não exija conhecimentos de programação, o programa não é dos recursos mais fáceis de aprender e demanda paciência e afinco do realizador. Os resultados, no entanto, podem surpreender.
Download: Bruneras.com/ArcadeGameStudio

Jarum-Game Creator
Enxuto no tamanho, com apenas 6 MB, o programa promete facilidade na criação de games, por meio de uma interface limpa e intuitiva. O software permite desenvolver jogos com variados graus de complexidade, a partir de uma lista de comandos oferecida pelo programa e um identificador de bugs que faz com que o aplicativo encontre e ajuste eventuais erros contidos no seu projeto. Alguns sistemas de anti-vírus acusam a existência de malwares no programa, mas o recurso é seguro.
Download: Softpedia.com

GameMaker
Entre os mais conhecidos programas para criação de games casuais, o GameMaker é um software de fácil utilização, que produz games por meio de um editor prático com interface intuitiva. O sistema produz games para Windows, Mac, iOS, Android ou HTML 5, embora nos 3 últimos casos a produção só possa ser realizada com a versão paga da aplicação. Imagens, fontes, sons e objetos estão disponíveis para a criação com poucos cliques na interface e o programa também trabalha com o motor de física e colisões Box2D.
Download: https://www.yoyogames.com/get

O Drops de Jogos apresentará outros dois artigos que complementam esta lista de recursos para a criação de games sem programação de códigos.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments