Indie

40,8% de candidatos consideram empregos e linguagem neutra importantes, diz pesquisa

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da Hitmarker no Brasil. A plataforma é a maior do segmento de empregos na área de videogames em nosso país. E fez um levantamento na sua área.

A Hitmarker, a casa das vagas nos games, anunciou as descobertas de seu primeiro relatório sobre a indústria. Com foco nas preferências das pessoas candidatas na procura de emprego, este relatório servirá como um recurso disponível publicamente sobre o que as pessoas candidatas valorizam, o que não valorizam e como as empresas do setor de jogos podem usar isso para melhorar seus próprios processos de recrutamento.

Disponível para download gratuito em um arquivo em inglês em PDF de 26 páginas, o relatório da Hitmarker é resultado de uma pesquisa que a empresa realizou no final do ano passado. 632 pessoas candidatas gastaram um total de 191 horas descrevendo suas preferências em cada estágio da busca de emprego, juntamente com os detalhes que eram mais importantes para elas.

Essas informações foram analisadas em todos os grupos que participaram da pesquisa para entender como as preferências das pessoas candidatas mudam entre diferentes dados demográficos, gêneros e níveis de experiência. A esperança da Hitmarker é que as pessoas gerentes de contratação e as principais pessoas tomadoras de decisão do setor usem essas informações para tornar seus processos mais inclusivos e transparentes para todas as pessoas.

LEIA MAIS

1 – Opinião: Como a saga Metal Gear Solid objetifica as mulheres e contribui para o machismo [TEXTO COM SPOILERS]

2 – Cyberpunk 2077 é o fracasso necessário, uma resenha. Por Pedro Zambarda

PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO RELATÓRIO:

  • Apenas 30,5% das pessoas candidatas escrevem uma carta de apresentação exclusiva para cada vaga.
  • 84,4% das pessoas candidatas classificam responder perguntas específicas do trabalho como preferível ao invés de enviar uma carta de apresentação tradicional.
  • As rodadas de entrevistas automatizadas são amplamente detestadas pelas pessoas candidatas, com grupos sub-representados se sentindo mais desconfortáveis nessas configurações.
  • 70,9% das pessoas candidatas com pelo menos três anos de experiência descrevem a informação salarial como muito importante. Isso sobe para 84% entre os grupos sub-representados na mesma categoria.
  • 40,8% de todas as pessoas candidatas consideram as descrições das vagas com uma linguagem neutra como muito importantes, com esse número aumentando drasticamente entre grupos sub-representados e pessoas não binárias em particular.
  • O desafio número um que as pessoas candidatas enfrentam quando procuram emprego é a falta de feedback, seguida pela falta de empregos para iniciantes e, depois, pela falta de informações salariais.

“Realizamos esta pesquisa porque era importante mostrar, por meio de dados, as discrepâncias entre as expectativas das pessoas candidatas e os processos de recrutamento das empresas”, comentou Sara Machado, Chefe de Recrutamento da Hitmarker. “As práticas de contratação estão desatualizadas e queremos dar às empresas de games, onde temos a chance de ser uma indústria com visão de futuro, as ferramentas necessárias para repensá-las. 80% das pessoas candidatas preferem responder à perguntas específicas do trabalho do que enviar uma carta de apresentação tradicional, que é apenas um exemplo de como as práticas de recrutamento precisam ser reformuladas. Enquanto outras áreas de trabalho evoluíram rapidamente ao longo dos anos, o recrutamento tem sido lento para recuperar o atraso.”

“Outro motivador principal para a criação deste relatório foi a intenção de mapear as barreiras que grupos sub-representados na indústria de jogos enfrentam. Não é possível resolver as parcialidades dentro de recrutamento sem remover os processos que contribuem para isso, então nós queremos que as empresas usem esse relatório para tornar seus processos seletivos mais acessíveis. Fundamentalmente, nós estamos tentando tirar o achismo do processo de construção do recrutamento inclusivo”, finalizou Sara.

Embora este primeiro relatório se concentre nas preferências das pessoas candidatas na busca de emprego, estudos futuros da Hitmarker vão se concentrar no papel do feedback da empresa, testes, pessoas recrutadoras e preconceito no recrutamento.

Os destaques do relatório da Hitmarker sobre pessoas candidatas podem ser vistos aqui.

O relatório completo, em inglês, pode ser baixado aqui.

Sobre a Hitmarker

A Hitmarker é a maior plataforma de empregos da indústria de games em inglês do mundo. Ela fornece às pessoas candidatas um feed de vagas com curadoria manual e às empresas de contratação o acesso a um conjunto incomparável de talentos que adoram jogos. A missão da Hitmarker é tornar o processo de contratação o mais tranquilo, transparente e justo possível. A empresa foi constituída em fevereiro de 2018 e desde então se tornou uma operação multipremiada com sede em Newcastle upon Tyne, no extremo norte da Inglaterra. Em 2021, ela lançou a Hitmarker Brasil, a maior plataforma de empregos da indústria de games do Brasil.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!