No último dia 8 de setembro, o Diário Oficial da União apresentou uma intrigante notícia para o setor de cultura digital e jogos, ao apresentar a homologação de um aporte de R$ 4.639.470,00, via Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), ao empreendimento Casinha Games.
1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos
2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão
A ideia de um empenho financeiro com valor que destoa do até aqui oferecido em outras frentes culturais seria motivo de comemoração para o meio, mas chamou a atenção pelo fato de aparentemente inexistir uma iniciativa com esta denominação, seja empresa, nome fantasia de um negócio, iniciativa pública, instituição ou organização não-governamental.
O assunto foi tema de uma reportagem do site Farofafa, que responsabiliza André Porciuncula, atual Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura no governo federal, pela destinação dos valores.
O Drops de Jogos tentou contato com o Ministério do Turismo, órgão ao qual está vinculada a Secretaria Especial da Cultura, com representantes da secretaria e também com a Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, por telefone, para consultar sobre o assunto e buscar informações.
Nenhum dos órgãos atendeu aos insistentes telefonemas realizados na última sexta-feira, dia 10 de setembro, e na segunda-feira subsequente.
Tendo em vista que os projetos culturais precisam ser aprovados pela Comissão do Fundo Nacional da Cultura para o exercício de 2021, o Drops de Jogos entrou em contato com os representantes de Audiovisual da CNIC na gestão 2019/2020 para saber se a referida aprovação passou pelos conselheiros. Como não houve renovação para o referido conselho e o decreto Nº 5.761 faculta ao presidente da CNIC a aprovação de projetos, não houve qualquer avaliação do processo por terceiros.
Nas redes sociais, o tema é tratado com preocupação pelos desenvolvedores brasileiros de games, embora tenha sido inevitável a associação entre a aprovação da verba para a “Casinha” e a recente aquisição de uma mansão em Brasília pela ex-mulher e pelo filho “04” do presidente do república, Jair Renan.
A informação sobre o projeto surgiu somente a partir de um contato com Thiago de Freitas, CEO da Kokku Games e conselheiro recém-empossado da Secretaria Especial da Cultura na área de cinema.
Segundo o desenvolvedor, o secretário Mário Luís Frias trouxe a questão à luz em uma primeira conversa, ao comunicar o interesse na criação de um programa de profissionalização para o setor.
Para Thiago, é preciso haver tempo para que o projeto seja formalmente apresentado à sociedade, para avaliação de suas características e potencial. A Abragames, segundo relatou, foi convidada a conhecer de perto a proposta e poderá estar envolvida em breve na construção desse programa de capacitação no desenvolvimento de jogos digitais.
“A soma de 4,6 milhões pode assustar, porém ainda é um valor pequeno comparado à necessidade de profissionalização de uma indústria que ainda não fatura os mesmos números que o mercado doméstico consome”, destacou o profissional, em conversa com o Drops de Jogos.
Independente do montante, o que chama a atenção é a forma como a proposta vem sendo conduzida até aqui, considerando que não faltam profissionais qualificados no mercado de games para auxiliar na criação da iniciativa, que tem evidente potencial para impactar positivamente a indústria criativa do país.
O Drops de Jogos continuará tentando contato com a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura em busca de mais informações sobre o modelo de ação proposto e o detalhamento da iniciativa.
Assim que houver novidades, este texto será atualizado.
Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village
Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia
Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site
Veja o vídeo da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Mais de R$ 3 mil
Um programa foi bem
Centenas foram demitidos e olha que a Record não anda bem das pernas
Chega em novembro
Produção para streaming
Ver Comentários
tem otário que acredita