O Drops de Jogos foi informado há alguns dias de que uma associação regional de desenvolvedores de games brasileira está sendo estudada para ser criada em São Paulo. A informação se tornou pública nesta segunda (14) com uma fala do diretor Fernando Chamis, empresário que possui conexão com a ABRAGAMES, em uma live do vereador Daniel Annenberg (PSDB).
O evento “O Mercado de Games em São Paulo” da Frente Parlamentar de Games reuniu, além de Annenberg, os vereadores Eduardo Suplicy (PT), José Police Neto (PSD) e Soninha Francine (Cidadania) com a secretária Aline Cardoso, da Prefeitura, e Malu Andrade, diretora da Spcine. Junto deles estavam Eliane Russi, da ABRAGAMES e da Brazil Games (de exportação de jogos), Michel Porcino, gerente de inovação do Sebrae, e representantes de empresas.
Fernando Chamis, sócio da Webcore, é também diretor na ABRAGAMES e estava com outros dois representantes de estúdios: Flávio Miyamaru (Tapps Games) e Raquel Motta (Sue The Real).
O assunto vem à tona depois de experiências regionais bem-sucedidas de associações. Para citar um exemplo, para além da ABRAGAMES, a ADJogosRS está articulando financiamento para o setor com o governo do Rio Grande do Sul.
No minuto 29 da transmissão ao vivo, Chamis disse o seguinte:
“Quando a gente fala com investidores, eles dizem: Cara, eu adoro games, mas não entendo nada sobre eles. Vou para o mundo que eu conheço e me deixa aqui. Não quero entender sobre esse mercado complexo, dizem. O nosso papel, como empresários, e como associação, é explicar isso. E, como um spoiler, estamos estudando agora e, até o final do ano, deve surgir uma associação do estado de São Paulo, para conversar sobre ações locais”.
O nome da nova associação ainda não está definido, mas fala-se nos bastidores em Jogos SP.
A ver.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.