Falta ainda metade da meta do Livro 1983+1984, quando os videogames chegaram no Brasil; financie aqui - Drops de Jogos

Falta ainda metade da meta do Livro 1983+1984, quando os videogames chegaram no Brasil; financie aqui

Crowdfunding; importante financiar iniciativas que mantém a história da cena brasileira de jogos viva

Livro 1983+1984. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Livro 1983+1984. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

O desenvolvedor Marcus Garrett entrou em contato com o Drops de Jogos para divulgar seu financiamento coletivo do Livro 1983+1984 no Catarse. Você pode ajudar agora e aqui. Garrett é autor dos documentários 1983 (que bateu meio milhão de visualizações), Loading e está tocando a Bitnamic Software.

Confira o anúncio oficial.

O projeto

Livro, em volume único, que junta as obras “1983+1984: Quando os Videogames Chegaram” e “1983+1984: Quando os Videogames Chegaram – Adendo”, ambas esgotadas, mas muito procuradas por colecionadores e entusiastas dos videogames.

Características do volume:

  • Formato A4 (210 x 297 mm);
  • Aprox. 220 páginas;
  • Capa dura c/ laminação brilho;
  • Miolo em papel Couché 115g;
  • Índice único e padronizado;
  • Edição de luxo!

SOBRE OS LIVROS ORIGINAIS:

1983+1984:

Parece que foi ontem, mas muitos anos se passaram desde a publicação do primeiro livro do pesquisador Marcus Garrett, “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, cuja pretensão era relatar de que forma aconteceu a chegada do videogame ao país – com quase sete anos de atraso! Em 2012 veio a sequência, “1984: A Febre dos Videogames Continua”, e de lá para cá, por meio de mais pesquisa e de novas entrevistas com personalidades da Indústria, confirmaram-se suspeitas e boatos, e novas facetas de nossa História gamística foram descobertas. Em quais termos aconteceu o acordo entre a Warner e a Polyvox para o lançamento do Atari nacional em 1983? Como o jogo Come-Come – do Odyssey – recebeu esse título no Brasil? Os Game & Watch da Nintendo quase foram fabricados aqui? O Telejogo era um projeto “secreto” na Philco Ford? Como os pioneiros jornalistas de games, em uma época sem Internet, faziam para que ficassem por dentro das novidades? O design do gabinete do Dynavision veio de uma vitrola?

ADENDO:

A segunda edição das tradicionais obras do pesquisador Marcus Garrett, “1983+1984: Quando os Videogames Chegaram”, trazia informações textuais e visuais extras em relação às anteriores – e é incrível como essa pesquisa não acaba, é impressionante como as descobertas continuam a bater à porta. O novo volume, batizado de Adendo, acontece justamente porque se descobriram, neste meio tempo, mais “coisas novas sobre coisas velhas”. O conteúdo, portanto, advém de conversas e de entrevistas adicionais realizadas com personalidades da nossa História gamística, bem como vem de artigos e de matérias “esparsas” na revista – e no canal de YouTube da – Jogos 80. Além dos dados históricos levantados, obtiveram-se fotografias sensacionais: imagens preciosas registradas por pessoas que fizeram História.

SOBRE O AUTOR:

O pesquisador Marcus Garrett é bacharel em Comunicação Social pela UMESP (Metodista de São Bernardo do Campo) e especialista em Biblioteconomia pela FIJ, do Rio de Janeiro, e tem, como objeto de estudo, a pesquisa da chegada dos jogos eletrônicos ao Brasil, trabalho que vem realizando desde 2004. É coeditor da revista Jogos 80 e autor de livros acerca do tema, bem como produtor/diretor dos documentários “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” (2011, com Artur Palma) e “LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador” (2022), este último realizado em parceria com o amigo Carlos Bighetti. Marcus ainda é cofundador da Bitnamic Software, uma softhouse luso-brasileira cuja missão é lançar novos jogos – e relançar clássicos – para videogames/microcomputadores clássicos.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4313583963347775

Livro 1983+1984. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Livro 1983+1984. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments