Exclusivo: Fatec Carapicuíba lança game que ajuda a escolher um curso superior - Drops de Jogos

Exclusivo: Fatec Carapicuíba lança game que ajuda a escolher um curso superior

Recebemos as informações antes

O jogo Portal do Triunfo - Sucesso em Curso. Foto: Divulgação

O jogo Portal do Triunfo - Sucesso em Curso. Foto: Divulgação

O Drops de Jogos recebeu informações antecipadas sobre a Sala Maker da Fatec Carapicuíba. A iniciativa está na reta final das obras, mas o trabalho do seu grupo de monitores já está a pleno vapor. Sob a liderança da professora e empresária Érika Caramello, o grupo lança a versão demo do jogo Portal do Triunfo – Sucesso em Curso.

O demo chega nesta quinta (7), a partir das 11h30, em palestra no auditório da unidade, atividade que integra a 8ª edição do SiJOGA – Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos.

O jogo é uma iniciativa inédita dentro do ensino superior. Trata-se de um visual novel com sete personagens, cada um representando um perfil de curso, que percebem que precisam planejar o futuro e, juntos, resolvem um dilema, cada um a sua maneira.

E, a partir da identificação com as soluções dadas pelos personagens, é possível detectar a aptidão da pessoa que está jogando para determinado curso oferecido pela instituição. O roteiro mistura realidade, com a linha de trem 8 – Diamante representada nos cenários, com um pouco de ficção.

Esse game nasceu da necessidade de propiciar aos futuros alunos escolher um curso da Fatec Carapicuíba através de sua identificação direta com os personagens do jogo, minimizando futuras trocas de cursos. No final do jogo, é possível compartilhar o resultado nas redes sociais. Também foi desenvolvida a área Estude Conosco no site da Fatec Carapicuíba (www.fateccarapicuiba.edu.br/estude), que reúne todas as informações da unidade e seus cursos, incluindo as formas de ingresso, bem como o game Portal do Triunfo.

“Foi um grande desafio fazer esse projeto com os alunos de forma híbrida, mas sabemos da importância dele. Para a comunidade externa, é uma forma de incentivar o acesso ao ensino público e gratuito de forma lúdica e acessível. Para os alunos, é mostrar como os conhecimentos dos nossos cursos podem se unir em projetos interdisciplinares”, diz Érika na divulgação oficial.

Compõem a equipe os monitores Ariane Ferreira Silva, Caique dos Santos Soares, Fabio Henrique de Souza Venâncio Pinheiro, Gabrielle Cavalcanti Silva, Júlia Santiago Oliveiro, Juliane Cristina Pereira dos Santos, Lucas Benfica Torquato, Lucas Damasio da Silva, Maiara de Oliveira Moura, Maria Clara Rezende Vianna, Melrilin Ester Pereira Dos Santos Melo e Murilo Martins Alves, estudantes dos cursos de Design de Mídias Digitais, Jogos Digitais e Articulação Médio Superior A.M.S. – Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A unidade ainda possui cursos gratuitos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial EaD, Logística e Secretariado, cujas inscrições para o Vestibular 2024/1 estão abertas até as 15h do dia 12/12.

“Desde 2016 a Fatec Carapicuíba incentiva os Alunos e Docentes a participarem dos programas de Monitoria e Iniciação Científica e Tecnológica em laboratórios dedicados, com o objetivo de fomentar o espírito da pesquisa e enriquecer o processo de ensino aprendizagem. Com a inauguração da Sala Maker, conquistaremos mais um espaço para o desenvolvimento de projetos, objetos e produtos inovadores, fundamentados no trabalho em equipe e no compartilhamento de informações. O jogo Portal do Triunfo: Sucesso em Curso é resultado de uma ideia inovadora, de cunho social, pois além de divulgar a Faculdade e seus cursos tecnológicos gratuitos, o game auxiliará os candidatos na escolha profissional” diz a professora Marcia Araújo, diretora da Faculdade, trazendo a importância da pesquisa aplicada ao contexto regional.

A palestra de apresentação do jogo Portal do Triunfo: Sucesso em Curso é uma das atividades previstas no 8º SiJOGA, evento acadêmico do curso de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba, que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro de forma híbrida.

Na quinta, dia 7, as palestras de profissionais da indústria acontecem no auditório da instituição (Av. Francisco Pignatari, 650 – V. Gustavo Corrêa – Carapicuíba – SP), nos turnos manhã e noite. Todas serão transmitidas no canal do YouTube da instituição.

Já na sexta-feira e no sábado acontecem as bancas públicas de Trabalho de Graduação (TG) exclusivamente online via YouTube. O evento encerra com a Mostra Melhores do SMAUG, jogos mais bem avaliados do Sistema Maximizado de Avaliação Unificada em Games entre as dezenas de games feitos pelos alunos no semestre, disponíveis para download gratuito no perfil do SiJOGA no Itch.io.

SERVIÇO

Portal do Triunfo: Sucesso em Curso

Jogo disponível gratuitamente em www.fateccarapicuiba.edu.br/estude

Evento de lançamento oficial: 7/12/2023, às 11h30

8º Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos – SiJOGA

Auditório da Fatec Carapicuíba: Av. Francisco Pignatari, 650 – V. Gustavo Corrêa – Carapicuíba – SP

8º Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos – SiJOGA

Curso de Tecnologia em Jogos Digitais 

Fatec Carapicuíba

De 7 a 9 de dezembro de 2022

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

O jogo Portal do Triunfo - Sucesso em Curso. Foto: Divulgação

O jogo Portal do Triunfo – Sucesso em Curso. Foto: Divulgação

Marcia Araújo e Érika Caramello. Foto: Divulgação

Marcia Araújo e Érika Caramello. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments