Com apenas 14 anos de idade, o jauense Samuel Montanini já conseguiu algo para poucos: se tornar o CEO de sua própria startup de desenvolvimento de jogos.
Fundada pelo garoto, a Piggle Studios foi um dos 50 projetos selecionados pelo Vitrine Inova em junho de 2024. O programa faz parte da Trilha do Empreendedorismo do Centro Paula Souza, e tem apoio Governo do Estado de São Paulo.
Ao ter o projeto aprovado, Samuel pôde participar de diversas mentorias e webinars que tinham como objetivo ajudá-lo a entender o mercado e desenvolver essa startup.
Do Mario Maker à própria startup
Em entrevista ao G1, Samuel explicou que a vontade de começar a criar os próprios jogos nasceu quando ele tinha nove anos. Na época ele havia ganhado o jogo Mario Maker, para Nintendo Switch. E foi desenvolvendo suas próprias fases de Mario que ele percebeu que era isso que queria fazer pro resto da vida.
Durante 8 anos Samuel morou no Canadá, e foi nas escolas de lá que ele aprendeu a programar. Seu primeiro projeto foi um jogo chamado Gooey Math,desenvolvido como um trabalho escolar.
Até o momento, a Piggle Studios de Samuel já desenvolveu seis jogos de diferentes estilos. Todos eles estão disponíveis na página da startup no Itch.io, que contém versões que podem ser jogadas direto no browser ou instaladas num PC ou celular.
Além disso, o garoto também possui um canal no YouTube, onde compartilha o processo de criação desses jogos.
O futuro da Piggle Studios
O garoto de Jaú tem bem claro na sua mente o que espera do futuro. Primeiro, quer conseguir criar jogos para consoles da Nintendo, Sony e Microsoft. Ele sabe que isso é bem mais difícil do que desenvolver jogos para PC e mobile, mas acredita que conseguirá chegar lá.
Segundo, ele quer que a Piggle se torne um estúdio reconhecido mundialmente. Além disso, ele não pretende continuar o resto da vida apenas com a Piggle, e quer criar outros estúdios e empresas na área de games.
Apesar de ainda não estar pensando em fazer faculdade, o jovem sabe da importância da educação e tem como um de seus objetivos criar cursos de desenvolvimento de jogos voltado para jovens. Ele acredita que outras crianças também podem se beneficiar em aprender desde cedo como criar os próprios jogos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.