Se você é fã da 7ª Arte, já deve ter se deparado com o insólito filme de arte "Um Cão Andaluz", dirigido pelos surrealistas Luis Buñuel e Salvador Dali, em 1929. A obra, rodada propositalmente sem som (The Jazz Singer, com o primeiro áudio da história do cinema, data de 1927) é uma das experiências mais estranhas do cinema, comparável, talvez, aos filmes atuais do diretor David Cronenberg, como Videodrome ou eXistenZ.
Agora, o estúdio indie 'No, Thanks Game', de São Petersburgo, divulgou um projeto de jogo que se inspira no filme surrealista para oferecer uma vivência quase tão inusitada quanto o filme, com o game The Tender Cut. No projeto, o jogador revisita a casa criada para a obra cinematográfica e interage com os elementos presentes, que inclui um aparelho de tv, onde é possível rever a clássica cena na qual a personagem vivida pela atriz Simone Mareuil tem seu globo ocular retalhado por uma navalha.
O jogo se apresenta como uma instalação de exploração interativa em primeira pessoa, mas a sensação é de ser agente e observador da trama simultaneamente, situação reforçada pelo menu de apresentação que sugere assistir (watch) ao invés de jogar (play) as cenas. Para os desenvolvedores, a intenção é fazer os jogadores imergirem no clima onírico do surrealismo. "Nós queríamos traduzir sentimentos que você começa a ter quando não pode afetar esse sonho; você pode ver, ouvir ou mesmo fazer alguma coisa, mas não pode escapar e quebrar as regras do sonho", explicaram em entrevista ao site Vice.
Mais informações sobre o game podem ser encontradas diretamente no site do projeto.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.