O empresário Silvio Santos, dono do SBT, morreu aos 93 anos neste sábado (17). O que poucas pessoas sabem é que um dos seus game shows, o Show do Milhão, inspirado no programa Quem Quer Ser Milionário, provavelmente é o jogo brasileiro mais vendido no mercado nacional.
A informação consta em uma dissertação de mestrado da UFSC (disponível aqui). Nós falamos sobre ele na série de vídeos Indie BR em 5, com 366 gravações sobre games brasileiros. Diz a autora Carla Ferreira Patrícia Costa em seu levantamento:
Como se explica o fato de um “software” criado para um público específico, como o objetivo de venda de 10.000 (dez mil) 25 exemplares, ser vendido em grande escala, mais de um milhão de cópias, a ponto de bater o “record” de venda no “Guinness Book”? Seria sua qualidade? Mas o que se tem de referência de qualidade para “softwares”? Seria a sua categorização de entretenimento? Mas por quê restringi-lo em apenas tal categoria? Seria o preço acessível? Mas quanto vale por investir no desenvolvimento cognitivo do ser humano? Seria a mídia em torno do mesmo? Se o fosse, por quê outros “softwares” não utilizam então o seu marketing para conseguir os mesmos resultados?
(…)
O Show do Milhão foi adaptado, pelo empresário Silvio Santos, do programa “Who Wants to Be a Milionaire?”, concebido por uma empresa inglesa no ano de 1998. O CD-ROM com o jogo do Show do Milhão 2 já vendeu 100 mil cópias.
(…)
A tese é de 2002 com o nome: “O SOFTWARE SHOW DO MILHÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA”.
Foram pelo menos mais de cinco versões do Show do Milhão lançadas para videogames, incluindo PC e Mega Drive, em uma parceria com a TecToy. Também foi vendido no pacote “Computador do Milhão”. Acredita-se que foram vendidos mais de um milhão de cópias, nas unidades diferentes somadas. É mais do que o alcance do Big Brother da Globo em jogos gratuitos virtuais, considerando que a SBT e as empresas de software cobravam pela experiência do programa de perguntas.
Você sabia disso? Fique de olho em nossas atualizações.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Eu gostava de modificar o banco de dados do show do milhão. Criei vários conteúdos diferentes nas várias disciplinas do programa.