Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Prefeitura de São Paulo levou 20 empresas para a Gamescom 2023. Confira detalhes.
Até 25 de agosto, uma delegação com 20 empresas paulistas do setor de games, aceleradas por programas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado participará da Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha. Além de incentivar a troca de conhecimentos, a missão busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda em um segmento que movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Abragames – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games.
O Brasil é o 10º maior mercado do mundo de jogos eletrônicos, setor que no ano passado cresceu 152% no país. São Paulo é o maior polo de criatividade e negócios da indústria brasileira de games. O Estado concentra mais de 30% das empresas do país e responde por 43% das receitas de todo o setor nacional de games. Já a cidade de São Paulo se tornou um grande hub para estúdios, publishers e investidores da indústria de jogos eletrônicos. A Capital hoje acolhe mais de 20% das empresas presentes no Estado, tornando-se o principal destino para a realização dos grandes eventos do setor, como BIG Festival, Brasil Game Show e CCXP.
Diante desse potencial econômico, a missão de levar as empresas paulistas à Gamescom é resultado de uma ação em conjunto entre o Estado de São Paulo, por meio do Creative SP, programa da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Investe SP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico; e a administração municipal, representada pela SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da Capital, pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual, e pela Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Seleção das empresas
Das 20 empresas participantes, o Governo de São Paulo selecionou 10 para a Gamescom por meio do Creative SP, que busca impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor da Economia Criativa e atrair investimento estrangeiro para o Estado. Até agora, foram realizadas 12 missões do Creative SP para eventos internacionais, com a projeção de R$ 520 milhões em negócios e a geração de 8 mil empregos.
“Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$ 18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
As outras 10 empresas foram selecionadas pela Prefeitura da Capital por meio dos programas Spcine Games, divisão da Spcine voltada para o setor de games, e Sampa Games, programa operado pela Ade Sampa que tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e aporte financeiro.
“Atualmente o mercado de games alcança um público extremamente amplo e diversificado, movimentando muito dinheiro todos os anos e podendo ultrapassar a casa dos US$ 219 bilhões até 2024. São diversas oportunidades para se trabalhar em jogos, tanto no Brasil, quanto no exterior, sendo possível ingressar no setor em diversas áreas como programação, modelagem 3D, concept art, produção, sound designer, game designer, level designer, UI especialist, entre outras”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
O Sampa Games é focado em empresas e estúdios que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor de jogos eletrônicos. A iniciativa tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e oficinas gratuitas, participação em eventos e ampliação da rede de contatos, além de um aporte financeiro de R$ 42.500,00 para até 24 negócios que serão selecionados para a aceleração. As inscrições podem ser feitas pelo site.
“O Sampa Games é um programa voltado para negócios do setor que vai além de mentorias e aporte financeiro, por isso é muito importante que os acelerados estejam em contato com o mercado nacional e internacional de jogos eletrônicos. Eventos como a Gamescom oferecem uma oportunidade única para que os empreendedores se conectem com potenciais clientes, parceiros, investidores e que tenham contato com as últimas tendências e tecnologias. Isso fortalece o setor e permite que eles permaneçam competitivos no mercado”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
São Paulo terá um estande na área “business” da feira, espaço criado especialmente para a exposição das empresas paulistas de games aceleradas, networking, reuniões de negócios e atendimento a potenciais investidores. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado e das oportunidades de negócios no setor, dados também da Abragames mostram que três de cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do total de estúdios de criação de jogos eletrônicos no país, que pulou de 133 para 1.009 entre 2014 e 2022. Além disso, mais da metade das empresas locais vendem seus jogos no exterior.
“Participar de eventos internacionais do porte da Gamescom é extremamente relevante para a divulgação das ações e políticas públicas desenvolvidas em prol do desenvolvimento de setores promissores e inovadores, como o de games. Para a SP Negócios, também é uma oportunidade de prospectar novos investimentos e consolidar a imagem da cidade de São Paulo como o principal ecossistema de inovação e tecnologia da América Latina”, afirma Michael Sotelo Cerqueira, diretor de Investimentos da SP Negócios.
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Sobre a SP Negócios
A SP Negócios é a agência de promoção de investimentos e exportações da cidade de São Paulo, criada para atuar junto à Prefeitura de São Paulo na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimento, visando o desenvolvimento econômico da cidade. Sua missão é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios do município por meio da promoção e apoio às oportunidades de investimentos, inovação e exportações.
Para isso, a empresa realiza prospecção de investidores para setores prioritários e estratégicos da cidade e atende empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo startups. Ela também oferece informações qualificadas, além de capacitação para companhias que desejam exportar produtos e soluções para fora do país.
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Sobre a Ade Sampa
A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio na cidade de São Paulo, principalmente nas periferias.
A agência realiza programas de aceleração e residência, conta com atendimento personalizado para o microempreendedor e oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para estruturação e gestão de negócios, além de contar também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.
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Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
A Spcine Game é a divisão da Spcine voltada para o setor de games e que abarca políticas públicas como a incubadora Spgame_Start, o Spgame_Hub, o Spgame_Lab e editais de fomento. Já a Spgame_Start é a primeira incubadora exclusivamente de jogos do Brasil. Consiste em um programa intensivo de capacitação e acompanhamento de desenvolvimento de projeto, com realização de workshops, mentorias e eventos de networking nacionais e internacionais com agentes da indústria de games.
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