Após pedido do governo Lula, Leila Barros publica novo parecer do Marco Legal dos Games - Drops de Jogos

Após pedido do governo Lula, Leila Barros publica novo parecer do Marco Legal dos Games

Nada de fantasy games e foco nos desenvolvedores de jogos

Lula e Leila Barros. Foto: Divulgação

Lula e Leila Barros. Foto: Divulgação

A senadora Leila Barros (PDT), relatora do projeto de lei que cria o Marco Legal dos Games, protocolou nesta segunda (26), 26, a última versão de seu relatório, que será o primeiro item da pauta da Comissão de Educação do Senado nesta terça (27). Os fantasy games permanecem fora do texto e os incentivos para desenvolvedores de jogos se mantém.

Relatora fez apenas alguns ajustes de redação e não alterou substancialmente o texto. Os trechos que estendem benefícios fiscais a desenvolvedores de jogos eletrônicos não foram alterados. Houve um único ajuste, no artigo que diz que o desenvolvimento de jogos eletrônicos é considerado pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica para ser enquadrado na Lei do Bem.

Ela concede benefícios fiscais a empresas que realizam aporte em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre as alterações na nova versão do relatório, além do trecho referente à Lei do Bem (em que a senadora especificou que deve ser observada a regulamentação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o assunto), Leila também mudou de forma sutil a definição de jogo eletrônico e especificou que esses games não são uma modalidade lotérica.

Muito menos de apostas.

Também houve uma modificação no artigo que trata do acesso de crianças trocando a expressão que observará “melhor interesse da criança e do adolescente” para “o superior interesse da criança e do adolescente, de acordo com a legislação vigente”.

O texto da relatora foi alinhado com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, quando o projeto foi incluído na pauta, o Ministério da Fazenda pediu o adiamento da votação para que pudesse analisar de forma aprofundada os benefícios criados.

Texto não tem a previsão de quanto o governo deixaria de arrecadar com renúncias fiscais. A inclusão desses incentivos fiscais era uma demanda de parte do setor dos jogos eletrônicos desde o ano passado, quando esse projeto ganhou força no Senado. O texto aprovado na Câmara em 2022 não previa nenhum tipo de incentivo.

O parecer pode ser lido neste link.

Com informações do Broadcast Político do jornal Estado de S.Paulo.

Lula e Leila Barros. Foto: Divulgação

Lula e Leila Barros. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments