Ministério da Cultura: Marco legal será estímulo "muito grande" para desenvolvimento de games - Drops de Jogos

Ministério da Cultura: Marco legal será estímulo “muito grande” para desenvolvimento de games

Márcio Tavares falou com o SBT

Margareth Menezes e Lula. Foto; Ricardo Stuckert

Margareth Menezes e Lula. Foto; Ricardo Stuckert

Secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, afirmou nesta segunda (4) que, na avaliação da pasta, o Marco Legal dos Games vai ser um estímulo importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva de games no Brasil. A declaração foi dada em entrevista ao SBT News, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Hoje começa a 4ª Conferência Nacional de Cultura com participação de Lula e da ministra Margareth Menezes. “Nesse Ministério da Cultura, pela primeira vez, os games tem uma coordenação específica dentro da Secretaria do Audiovisual, cuidando da política dos jogos eletrônicos. Nós estamos tratando junto do Congresso para a regulamentação do setor”.

Segundo ele, atualmente, essa é uma das áreas que mais se desenvolve na economia criativa. O MinC, pontuou, tem trabalhado bastante para que os produtores nacionais e realizadores da área de games tenham não apenas a formação, mas também oportunidades de desenvolvimento dos seus projetos, por meio de uma política estruturada.

“E nós estamos apostando que o marco, agora, pactuado com quem produz e quem está desenvolvendo nessa área, tanto os pequenos quanto os maiores, vai ser um estímulo muito grande para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”.

O marco foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado na semana passada e ainda será votado no plenário da Casa. A proposta reconhece os jogos eletrônicos como atividade econômica e inclui a modalidade em programas de fomento à cultura. Márcio Tavares afirma que o MinC está trabalhando “muito firme” no Senado para sair quanto antes a regulamentação do setor de jogos eletrônicos.

Para o secretário-executivo, a discussão sobre se os games são cultura ou não, que ganhou força em 2013 quando a então titular do MinC, Marta Suplicy, disse acreditar que eles não eram cultura, está superada para a pasta. “Games é cultura, sim, está no Ministério da Cultura e merece política pública”.

De acordo com ele, a pasta quer investir cada vez mais com o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual no desenvolvimento dos jogos eletrônicos no Brasil. Com informações da reportagem do SBTNews.

Margareth Menezes e Lula. Foto; Ricardo Stuckert

Margareth Menezes e Lula. Foto; Ricardo Stuckert

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments