Não perca: Gerson de Sousa dá as dicas para empreender no desenvolvimento de games no Brasil - Drops de Jogos

Não perca: Gerson de Sousa dá as dicas para empreender no desenvolvimento de games no Brasil

Especialista no mercado nacional e internacional de games grava entrevistas com o Sebrae sobre os principais temas relacionados ao desenvolvimento e empreendedorismo em jogos digitais.

  • por em 21 de agosto de 2015

Gerson de Sousa é daqueles profissionais que foram à luta para entender e atuar decisivamente no mercado de games, com um histórico que inclui jornadas internacionais por empresas como Microsoft, SEGA e Testronic Labs. De volta ao Brasil, o especialista desempenha a estratégica função de gerente-executivo da Abragames, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), e mantém outros projetos, como o Gamejob, banco de talentos online que disponibiliza informações sobre vagas para profissionais do mercado de jogos.

Desde o dia 14 de agosto, os interessados no tema podem conferir a mais recente contribuição do profissional com a rodada de vídeos do Papo de Negócios, do Sebrae. Trata-se de uma série de programas gravados diariamente nos quais Gerson discorre sobre assuntos diretamente ligados ao empreendedorismo na área de jogos digitais no Brasil, suas potencialidades e problemas.

O especialista afirma que as dúvidas mais frequentes do candidato a empreendedor na área de games no país são as questões relacionadas  taxação de impostos, os modelos mais utilizados para monetização dos projetos realizados, as dificuldades encontradas para estabelecer um estúdio de desenvolvimento e fatores relacionados à divulgação dos jogos e estratégias de marketing.

"Vejo que há uma necessidade de ampliar os conhecimentos profissionais dos empreendedores da área, ou seja, conhecer de forma detalhada os padrões mais comuns intencionalmente e adotá-los para facilitar sua comunicação, sua compreensão e seu business com o mercado global", explicou Gerson em rápida conversa com o Drops de Jogos. "É também necessário conhecer e desenvolver de maneira mais eficaz os processos de marketing e negociação, pois a atenção sempre ficou muito focada ao processo de desenvolvimento do game", informou. "Marketing e negociação acabaram se tornando o 'calcanhar de Aquiles' da indústria brasileira de games."

Gerson acredita que para impulsionar o mercado desenvolvimentista de games de maneira consistente e efetiva é fundamental criarmos um cenário propício dentro do nosso mercado, uma iniciativa que exige esforço conjunto e empenho de grupos privados e governo. "Serão necessários muitos estudos, planejamentos estratégicos e união. Sem esses fatores, tudo seguirá de forma desordenada e enfraquecida, e não alcançaremos os patamares mais altos, que tanto sonhamos galgar", enfatizou.

Para ele, a indústria brasileira de jogos digitais está amadurecendo em ritmo acelerado, o que traz conbtribuições e desafios para a insurgente produção. "Estou feliz em poder estar dentro deste processo, acompanhando tudo bem de perto! Inúmeras mudanças ainda estão por vir, e tenho certeza de que serão muito positivas para o cenário nacional de desenvolvimento de games."

Os vídeos do Papo de Negócios com Gerson de Sousa podem ser assistidos online diretamente no blog Desafio Universitário Empreendedor – SEBRAE.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments