Novelas e filmes nacionais serviram de tema para os indie games criados no CoguJam. Confira os jogos

CoguJam revelou 15 indie games com o inusitado tema novelas e filmes brasileiros, e permanece aberto para receber outros projetos.

  • por em 20 de julho de 2016

O Cogumelando, canal de entretenimento focado também nos games, lançou este mês o CoguJam, evento de uma semana onde os interessados puderam criar jogos relacionados a novelas e filmes nacionais e submetê-los a uma banca selecionada por profissionais da área. Obras curiosas como "Inspetor Faustão e o Mallandro: A missão", "Vamp" e "A Verdadeira Senhora do Destino" estão entre os trabalhos submetidos.

O projeto finalizou no último dia 17 de julho, com um total de 15 jogos criados por desenvolvedores indies do Brasil. "Há uns três anos fiz algo semelhante, quando ainda não sabia sobre Jams. Era o 'Eu Jogo o Seu Jogo'. Tivemos vários jogos criados pelos viewers e foi bem divertido", explicou Pedro Casanova, idealizador da iniciativa e responsável pelo portal.

Pedro afirmou que, após a primeira realização, 'entrou de cabeça' no novo projeto, aproveitando temas inusitados e originais ligados a outras criações brasileiras e à nossa memória afetiva, como as novelas e filmes brazucas. "Foi um sucesso. A participação me surpreendeu! Isso que é sensacional, é um tempo curto para criatividades gigantes", informou, com entusiasmo.

A iniciativa contou com auxílio do site 365 indies, projeto de Kiliano Lopes, que também compõe o juri da Jam. "Sem ajuda do Kiliano, nada disso seria possível", salientou Pedro. A intenção, defendeu o idealizador, foi estimular os desenvolvedores nacionais. "Não que eles precisem de uma justificativa para realizar algo que já realizam, mas sim acrescentar uma motivação que torna tudo mais divertido e ainda valendo prêmios", afirmou.

O criador do Cogumelando comentou que, após o encerramento da Jam, tomou conhecimento que alguns desenvolvedores ainda prosseguiram, finalizando seus trabalhos. Para motivá-los, Pedro afirmou que, mesmo fora da premiação, estes jogos serão recebidos e analisados pelos jurados. "Os jurados e eu jogaremos e analisaremos os jogos e, assim como com os outros, convidaremos [os devs] a falarem sobre os games", destacou. "Sua criação merece e DEVE ser respeitada, sendo esse o propósito central da coisa", enfatizou, em breve nota na rede.

A exibição do gameplay dos jogos selecionados acontecerá no dia 24 de julho e a banca de jurados, composta por Chitaum (mestre dos RPG Makers), Kiliano e o artista Nouveau julgarão os trabalhos, junto com uma votação aberta ao público. Os games desenvolvidos podem ser acessados no site Gamejolt.

Entusiasta, Pedro Casanova convoca a todos a se lançarem sem medo às suas ideias: "Façam de si mesmos a grande chance e não se deixem levar pelos desanimos dos dissabores da vida e da jornada. Sigam em frente, sem desistir, de coração aberto e disposto a aprender". Em tempos difíceis como os atuais, tais palavras são, certamente, inspiradoras.

Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie