Novo videocast foca no desenvolvimento de games para ajudar nas escolhas do jogador e novos criadores

Programa em vídeo ao vivo pela rede pretende discutir games e desenvolvimento com profissionais do meio e muita diversão, sem apelar para o HueBr, afirma idealizador.

  • por em 8 de fevereiro de 2016

A internet está a cada dia mais lotada de vídeos e podcasts falando sobre games, mas um novo canal está surgindo com o objetivo de auxiliar jogadores e novos desenvolvedores por meio do bate papo entre experts na criação de jogos. Denominado Overgame, o videocast é uma iniciativa de Raul Tabajara, desenvolvedor do estúdio Carranca Games, que começa já no feriado de Carnaval.

"A ideia é falar de games, seja jogo indie, seja AAA, seja jogo francês, brasileiro ou mexicano", explicou o idealizador em conversa com o Drops de Jogos, logo após o primeiro anúncio sobre o novo programa. "Queremos que o desenvolvedor iniciante aprenda com nossos comentários e o gamer que assistir conheça outra outras perspectivas de jogos. Vamos falar de AAA e vamos entrar muito em indies", destacou.

O projeto teve início, segundo relatou Tabajara, com encontros informais entre os desenvolvedores em situações fora do meio profissional. "Em uma dessas reuniões, estávamos almoçando na Liberdade [bairro central da capital paulista] e decidimos criar o grupo no Whatsapp. Esse foi o embrião do OverGame. O resto foi arrumar tempo comum entre os participantes e o Carnaval, feriado para todos, foi o dia escolhido", comentou.

Como afirmou Raul Tabajara, também responsável pelo blog Ilustradicas, voltado a informações artísticas, a diferença do programa para outros videocasts e podcasts de games é que os participantes são profissionais que realmente "vivem o  terror" de programar e produzir jogos digitais. "Como a idéia é ser um programa de bate papo, você vai ouvir muito 'olha o tempo que esse desenvolvedor teve pra fazer!; olha como ele foi bem suceddido aqui e ali; não foi tão legal por conta desse fator etc'. Então, quando formos discutir um game ou uma ação gamer, o espectador pode contar com uma visão profissional, ouvindo conteúdo que agregue", expressou.

O tema da primeira exibição do Overgame, revelado em primeira mão para o Drops de Jogos, será "Não é preciso por a mão na massa para fazer parte da produção". "O que isso significa? Muitos dos participantes às vezes não pegam um código pra escrever ou desenham a arte, mas exercem funções administrativas, ou estão na rua conseguindo dinheiro para outra equipe trabalhar", argumentou, enfatizando a importância de várias funções na complexa produção de um game até sua finalização.

Participam do primeiro programa feras renomadas do mercado brasileiro de games como Alexandre Kikuchi, diretor executivo do Odin Game Studio, criador de Aerea, Reinaldo Ramos, fundador do QUByte Studio e responsável pelo capítulo São Paulo da IGDA, International Game Developers Association, Jay Santos, evangelista da Unity 3D no Brasil, Everton Vieira, do Izyplay Game Studio, que produz no momento o novo jogo dos Irmãos Piologo, Maurício Alegretti, vice presidente do estúdio sorocabano SmyOwl, parceiro na produção do game Neymar Jr. Quest, além do próprio Raul Tabajara, reconhecido no meio pela criação de Kaiju, game para mobiles em realidade aumentada.

"O pessoal apresentado será fixo no programa, mas a ideia é termos sempre um grupo, para que as discussões possam ter vários pontos de vista", coplementou Raul, que finaliza com um convite geral aos fãs do tema: "Assistam! Vai ser uma ótima zuera, mas sem HueBr!".

O link para o vídeo, que será exibido às 21h da próxima terça de Carnaval, dia 9 de fevereiro, estará disponível na fã page do Ilustradicas 30 minutos antes do evento.

Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

Atualização:  Rafale Rosseti, do estúdio paulista Messier, responsável pelo jogo Kriaturaz, também participará do programa inaugural.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie