Opinião: Leo’s Red Carpet Rampage e a importância dos "jogos de oportunidade" e dos newsgames - Drops de Jogos

Opinião: Leo’s Red Carpet Rampage e a importância dos “jogos de oportunidade” e dos newsgames

O estúdio de animação londrino The Line anunciou no dia 16 de fevereiro de 2016 o game Leo’s Red Carpet Rampage. O jogo segue a linha do título brasileiro Road to the Academy: Run, Leo, Run, desenvolvido pelo estúdio 4Pluz para a empresa chinesa Halo Digit em 2015. O game inglês funciona na internet e envolve levar o ator Leonardo DiCaprio a conquistar seu primeiro Oscar, um prêmio negligenciado pela Academia há muitos anos.

Foto: Divulgação

Os dois títulos mostram a importância dos chamados "jogos eletrônicos de oportunidade". Muito deles são baseados em eventos recentes e buscam atingir grandes públicos pela identificação fácil. Games baseados em fatos jornalísticos receberam o nome, por exemplo, de "newsgames". No Brasil, a revista Superinteressante foi empenhada na divulgação e no enquadramento deste tipo de mídia no país, incentivando o próprio mercado de animação e d jogos.

Majoritariamente gratuitos, estes games são de fato oportunistas, mas levam o interesse casual de indivíduos que não são players a se interessarem pela mídia. Um link e um aplicativo simples podem ser o acesso para horas de jogatina em cima de um assunto recente.

Di Caprio é um ator que fez sucesso de bilheteria com Titanic (1997), uma das maiores da história, e construiu uma carreira madura com o diretor Martin Scorsese, em filmes como Gangues de Nova York (2003) e Os Infiltrados (2006). A estatueta no caso dele é esperada há tempos e o filme O Regresso (2015),que aborda miscigenação e a colonização branca inglesa e francesa nos Estados Unidos, tem chances reais de consagrar o ator.

Os videogames entram como uma mídia que pode aumentar o alcance de eventos cotidianos. Os jogos eletrônicos são uma linguagem que nos entretém e comunicam brincadeiras que as pessoas fazem, muitas vezes na internet, com a frustração de celebridades como DiCaprio.

Jogos de oportunidade e newsgames são uma forma de comunicação válida no avanço e a democratização dos games.

A 88º cerimônia do Oscar ocorre no próximo dia 28 de fevereiro, neste domingo.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments