Organizadores da SPJam selecionam os melhores games já criados no evento - Drops de Jogos

Organizadores da SPJam selecionam os melhores games já criados no evento

Evento que realiza sua 5ª edição no final deste mês, serviu de ambiente para excelentes criações.

  • por em 15 de agosto de 2015

A SPJam, Maratona Paulista de Desenvolvimento de Jogos, realizará sua 5ª edição nos próximos dias 28 a 30 de agosto. Como já é de conhecimento dos participantes tradicionais, o evento propõe uma jornada de 48h ininterruptas para os grupos de desenvolvedores criarem suas produções, algumas delas com surpreendente qualidade.

A pedido do Drops de Jogos, Luiz Fernando Ribeiro de Sá e Alexandre Ribeiro de Sá, irmãos e organizadores do evento, selecionaram os melhores projetos já desenvolvidos durante as edições anteriores do evento.

"Tem muito jogo", comentou Luiz Fernando durante a nada fácil tarefa de selecionar e elencar os games escolhidos. "Entrar, pegar, testar… é bem trabalhoso. Às vezes, precisamos ir atrás de uma build mais nova… Foi bem puxado.", concluiu.

Veja abaixo os 7 melhores jogos produzidos e as informações sobre cada projeto:

Doppelganger GF Attack
SPJam 2013
Tema da Jam: Plot Twist
O Jogo: Doppelganger GF Attack foi conceitualizado, programado e teve a arte feita por Pedro Gardel Câmara e teve a música composta por Patrícia de Carli.
Destaques: O legal desse jogo é que, apesar de trabalhar com um equipe pequena e com grande parte do peso do desenvolvimento sobre uma única pessoa, o jogo tem uma mecânica bastante simples e divertida, além de ser muito bem polido!
É um jogo que exemplifica bem o espírito de uma jam, não precisa de uma tonelada de features para se fazer um jogo bom, precisa de um conceito, e muitas vezes bom conceitos são simples!

CMYK
SPJam 2014
Tema da Jam: Contraste
O Jogo: CMYK foi desenvolvido pela equipe IZOTONIC, que já é veterana de SPJam. É um puzzle de mecânica bem simples, porém, o trabalho de level design é bem rebuscado, mais um bom exemplo de um jogo de Jam: o foco é no gameplay. 
Destaques: O legal desse trabalho é que após o evento a equipe abraçou o projeto, retrabalhou ele inteirinho e publicou para Android. Agora, estão preparando para iOS / Windows Phone / PC / Mac / Linux e consoles; além de prometerem ter uma história por trás do jogo!
Versão para Android: Google Play
 
Union
SPJam 2014
Tema da Jam: Contraste
O Jogo: Union é um projeto mais ousado, é um "jogo shooter, em arena, multiplayer online multiplataforma, em tempo real!" de acordo com o próprio desenvolvedor. Roda em partidas de Até 2×2 Jogadores! Após o evento ele também foi lançado para iOS e Android, além de ter virado playfab para Photon, o Union – Opensource MOBA!
Versão para iOS: Appstore
Versão para Android: Google Play
Plataforma Playfab: Playfab
Source: GitHub
 
Onna
SPJam 2013
Tema da Jam: Plot Twist
O Jogo: Onna é um plataforma desenvolvido por Fernando Ângelo, Luciana Nascimento e Clóvis Vilela. É um jogo de plataforma, muito bonito e de gameplay simples, mostrando que é possível ousar em uma Jam.
Destaques: A Luciana e o Fernando começaram a trabalhar juntos dentro da SPJam. O Clóvis era conhecido do Fernando dos tempos da faculdade, mas voltaram a se falar durante o evento! começaram a participar na segunda edição, ainda na UNESP sobre o tema Time.
Há um interessante timelapse da Luciana trabalhando no projeto durante o evento. Assista aqui.
Frase marcante: "Desculpa pelos buuugs" (Fernando Angelo, sobre o Onna)
Pós-jogo: O legal é que a Luciana após se envolveu num projeto de financiamento coletivo com a Q-bit Games, que foi fundado, o Holobunnies.
Versão para Windows: Download
Versão para MacOS: Download
Versão para Linux: Download
 
The Last Last Battle
SPJam 2013
Tema da Jam: Plot Twist
O Jogo: The Last Last Battle é mais um exemplo de excelente jogo de Jam, é um never ending shooter, e é justamente onde a proposta de plot-twist está atrelada à narrativa do jogo. 
Detalhes: Sem nenhum exagero com features, o jogo se foca no principal, o gameplay, e sem dúvida gera um bom tempo de diversão. Legal também é o fato do programador ter disponibilizado o source code do projeto.
Web Flash: Jogar
Source: GitHub
 
Hugo was Alone
SPJam 2013
Tema da Jam: Plot Twist
O Jogo: Hugo was alone foi praticamente todo desenvolvido por Hugo Moraleida, mas é um grande exemplo do que se trata o SPJam: ele contou ajuda de outros participantes que estavam no evento para finalizar o jogo, e o sound fx foi composto pelo William Polleto. 
Detalhes: É um Dungeon Crawler com diversas cenas e com 4 tipos de inimigos. O projeto foi documentado no blog do desenvolvedor.
Dev Entry: Bob Game Dev
Versão para Windows: Download
Versão para MacOS: Download
Versão para Linux: Download
 
 
Alpha Kontrast
SPJam 2014
Tema da Jam: Contraste
O Jogo: O Alpha Kontrat foi feito por uma equipe grande, integrada por 7 membros. Conta apenas com uma fase, afinal é uma jam de 48hs, mas é muito bom em questão de conceito.
Detalhes: Trata-se de um puzzle plataform, onde você muda entre dimensões com o objetivo de chegar novamente a sua nave para voltar à sua casa. O level design é a ligação com o tema!
HTML5: Jogar
 

Embora a seleção apresente apenas os jogos mais interessantes, o resultado da Jam é sempre composto de inúmeras boas ideias que ostentam o necessário para serem transformadas em grandes projetos, com o afinco de seus idealizadores.

A SPJam acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto (sexta a domingo) na PUC-SP, Campus Marquês de Paranaguá, e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, ao preço promocional de R$ 55.

Informações diretamente no site da SPJam e na página do Facebook do projeto.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments